Como gatinhos e cachorrinhos, filhotes de ferrets devem ser ensinados a não morder. Um ferret criado para ser um bichinho de estimação não deve ser bravo ou morder, mas as brincadeiras normais entre ferrets incluem lutas simuladas, e filhotes não sabem o quanto podem fechar a boca sem lhe machucar. Um ferret que estiver brincando pode correr para você com a boca aberta, e mesmo colocar os dentes na sua mão, mas se ele apertar demais e lhe machucar, será preciso discipliná-lo. Lembre-se que ferrets não são maldosos, eles apenas precisam aprender que comportamento é aceitável.
Alguns poucos ferrets reagem de forma violenta a barulhos de alta freqüência, como de um brinquedo de borracha sendo apertado, ou o barulho de um dedo sendo passado num vidro ou balão. Ninguém tem muita certeza o que provoca tal comportamento, mas a melhor coisa a fazer neste caso é evitar estes tipos de sons se o seu ferret se mostrar sensível.
Algumas vezes um ferret que tenha sido maltradado pode morder de puro medo, ou um ferret mais idoso pode morder por estar sentindo dor. Nestes casos, apenas disciplina não irão adiantar. Para um animal que esteja sentindo dores, o melhor é uma visita ao veterinário, obviamente. Para um ferret que tenha sofrido abusos, tente uma das alternativas abaixo, e tenha muita paciência: o seu ferret terá que aprender a confiar novamente em alguém. Regina Harrison criou uma página na rede para tratar e recuperar ferrets "problemáticos".
Em todos os casos, incentivos (como prêmios e elogios quando estiver se comportando bem) funcionam de uma forma bem melhor que punições. Mas se você precisar punir o seu ferret, use um castigo como deixá-lo confinado na gaiola por alguns minutos - se puder ficar perto da gaiola brincando com outros ferrets ele se sentirá especialmente punido. De forma similar, não coloque o seu ferret no chão quando ele tentar escapar e mordiscar - pois do contrário estará ensinando-o que é dessa forma que ele consegue o que quer. De qualquer forma, um procedimento imediato e consistente são de muita importância.
Alternativas ao tapinha no nariz
Dar um tapinha no nariz do ferret enquanto os dentes dele estiverem lhe perfurando é uma forma comum de tentar disciplinar o ferret, mas pode não ser a melhor forma. O seu ferret pode acabar associando você a coisas desagradáveis em vez de agradáveis. Além disso, usar qualquer forma de punição física em um ferret que já tenha sofrido abusos é uma péssima ideia. Há muitas outras alternativas que você pode experimentar em conjunto ou separadas:
Se o ferret estiver mordendo forte demais ao brincar, diga uma palavra em voz alta e determinada como "Não!" ou algo assim.
Pare a brincadeira e não se mexa mais. O ferret pode ficar desinteressado.
Confinamento do ferret mal comportado numa gaiola e ser ignorado por alguns minutos pode ser muito eficaz, especialmente se houver outro ferret ainda solto brincando e se divertindo com você.
Você pode colocar Bitter Apple nas suas mãos, assim uma mordida vai ter um gosto muito ruim.
Se você precisa que o ferret solte, tente cobrir as narinas com o dedo. Se mesmo assim ele não soltar, não mantenha o dedo lá.
Se o ferret odiar ser pego pelo cangote, então esta pode ser uma boa forma de punição. Você pode também agitar o ferret levemente pelo cangote, ou puxá-lo pelo chão enquanto fizer um barulho de chiado. Estes procedimentos imitam como a mãe ferret educa os seus filhotes. Obviamente, não seja muito enérgico ao fazer isto, ou poderá machucar o ferret.
Você pode tentar cobrir o rosto do ferret com sua mão, o que ele provavelmente não gosta.
Pessoalmente, acho que assoprando o nariz do ferret mordedor também ajuda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário