Calmos, sensíveis e inteligentes, aprendem rápido e são facilmente ensinados a fazer coisas como rolar, sentar e a vir quando chamados pelo nome. Apegam-se fácil ao ser humano e ficam mais mansos se manipulados desde jovens, embora adultos, com disposição amigável, também se afeiçoem à gente. São excelentes nadadores e apreciam nadar na banheira, quando acostumados, e a tomar banho se preciso.
Seu metabolismo é muito alto: o coração bate 3 vezes por segundo e a digestão é feita em pouco tempo, sendo bom deixar sempre comida seca à disposição. Costumam esconder alimentos para tê-los como suprimento. Conseqüentemente, se soltos dentro de casa, você encontrará pedacinhos de comida debaixo da mobília etc. Curiosos e muito flexíveis, passam pela menor brecha. Adoram se divertir com brinquedinhos (use só os de látex) e se dão bem com outros animais.
Prefira os dóceis, ativos, com olhos brilhantes, nariz sem crostas e secreção. Pelagem seca, bigodes grossos e quebrados são sinais de doença. Para não correr risco de apreensão, deve estar registrado no IBAMA e ter comprovante de responsabilidade do proprietário, discriminando se é castrado. Faltando alguns desses documentos, o comprador deve registrá-lo no IBAMA, informando a procedência, senão o animal poderá ser apreendido.
Os Ferrets se dão bem com cães e gatos, desde que acostumados aos poucos, com paciência. Tornam-se grandes companheiros.
O Ferret é um excelente animal de companhia. Eles dormem quase o dia inteiro, mas quando acordados brincam sem parar, mesmo quando estão mais velhos. O Ferret não é um animal noturno e vai se acostumar com os horários do seu dono. Assim, quando você não estiver em casa, ele estará dormindo, mas vai acordar quando você chegar.
Quando se faz a opção de deixá-los soltos em casa, num quarto, por exemplo, deve-se verificar todas as tomadas, móveis e objetos que possam machucá-los.
Eles aprendem a usar "banheiros" como os usados pelos gatos e não costumam fazer sujeira pela casa. Quando se tem um Ferret, é preciso ter cuidado, pois estes animais são muito curiosos e gostam de entrar dentro de armários, gavetas, caixas, etc. Objetos pequenos, como chaves, borrachas e brinquedos podem ser "roubados" pelo animal, que irá escondê-los pela casa.
Alguns deles escondem comida em locais secretos, onde também colocam seus brinquedos e coisas que acham pelo seu ambiente. Se uma bolsa for deixada perto, eles vão entrar e sair carregando alguma coisa!
O Ferret normalmente não morde nem arranha. Algumas vezes podem abrir a boca como se fossem atacar, mas somente se sentirem ameaçados ou se estiverem brincando. Mordidas ocasionais durante as brincadeiras não costumam doer, pois os dentes, apesar de grandes, não têm muita força.
É um bom companheiro para brincar. Ele pode aprender truques, atender quando chamado e se apega muito ao dono. Precisam de atenção e podem se sentir muito sozinhos se não forem "chamados para brincar". Se dá muito bem com crianças, já que não se cansa e é muito ágil.
O Ferret possui uma habilidade incrível. Alguns aprendem a abrir portas, caixas e até mesmo zíper de malas. Adoram brinquedos de borracha, especialmente os que fazem barulho. Mas, tome cuidado para seu animalzinho não engolir pedaços acidentalmente.
Adoram brincar dentro de meias e sacos plásticos. Costuma se divertir muito com labirintos, pilhas para escalar e "novos desafios".
ah... tô apaixonada quero muito um, só q e muito caro...mais vou consegui um. adoro animais.
ResponderExcluir