Bicho do Momento

O pet do momento é o YORKSHIRE

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Origem

O Ferret (Mustela putorius furo) é um primo doméstico da doninha européia. Ele vive na companhia do homem há séculos (+ou- 2000 anos), portanto não se pode dizer que seja um animal selvagem. Se depois de domesticado ficar em liberdade, ele não saberá caçar, o que ocasionará sua morte. O Ferret chega à idade adulta aos 6 meses e vive em média de 8 a 10 anos, dependendo dos cuidados desprendidos a ele.
É um animal parente do conhecido furão aqui do Brasil. Trata-se de um pequeno carnívoro. Não é um roedor, como muitas pessoas pensam. Também não é um animal silvestre. Os Ferrets foram domesticados antes mesmo dos gatos, no Egito.
Antigamente os europeus usavam o Ferret para caçar pequenos roedores, como esquilos e coelhos. Ele é pouco conhecido no Brasil, mas já encontrado em alguns pet shops, e com aparência de selvagem, o Ferret, na verdade, é um animal de estimação há milênios. Foi domesticado pelos egípcios 3 mil anos a.C., quando exterminava roedores em silos e plantações. No entanto, seu caráter amável, facilidade de aprendizado e asseio o colocaram como bicho de estimação mais popular nos EUA, logo depois do gato e do cão. Aportou nesse país em 1870 a bordo de navios americanos onde era usado para ajudar os gatos a acabar com os ratos. Ainda hoje é empregado nessa função nos EUA, em fazendas e armazéns, além de ajudar a desentocar coelhos nas caçadas, como ocorre na Inglaterra. Junto com a lontra, jaritataca, marta e doninha, pertence à família Mustelidae, cujo nome deriva da palavra "musk", que significa almíscar - secreção de odor forte expelida por duas glândulas, uma de cada lado do reto. Os Ferrets importados ao Brasil têm tais glândulas retiradas para evitar esse cheiro, mais intenso nos adultos, especialmente nos machos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário