Bicho do Momento

O pet do momento é o YORKSHIRE

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Como cuidar

Ao chegar em casa com seu Ferret, tenha em mente que ele é um neném e se sentirá estranho, num lugar novo, com pessoas que ele não conhece. Deixe-o solto para que possa fazer o reconhecimento do ambiente. Tenha cuidado com portas, ralos e janelas abertas (eles adoram escalar móveis), se necessário faça pequenas modificações na decoração de sua casa. Se você optar por deixá-lo preso, saiba que existem gaiolas próprias para eles.
A alimentação de Ferret consiste praticamente de ração própria para eles. Na falta desta, pode ser usada a de gato, desde que suplementada com vitaminas. A ração deverá estar disponível o dia todo, pois ele come várias vezes ao dia. Quando filhote, dê a ração umedecida com água, que deverá ser trocada três vezes ao dia, senão azeda. À medida que o animal for crescendo, vá deixando ela mais seca. Você também pode dar frutas. Descubra a que mais gosta.
Os Ferrets precisam de alimentação rica em proteínas. Existem rações específicas para eles, mas são difíceis de encontrar aqui no Brasil e geralmente são caras. Os criadores recomendam a utilização de ração para gatos como substituto.
Além deste alimento, podemos dar-lhes guloseimas. Existem alguns próprios para Ferrets, mas a maioria deles gosta muito de frutas, como banana, uva passa e pedaços de pão. NUNCA devemos dar doces, chocolate ou sorvete para um Ferret.
Com relação à água, o ideal é usar um bebedouro para animais pequenos (tipo de coelho). Prenda-o a uns 15 cm do chão para que ele possa beber sem contorcionismo. Não deixe vasilha com água no chão, senão você vai ter um Ferret sempre molhado (eles adoram jogar a água para fora da vasilha).
Normalmente os Ferrets são mantidos em gaiolas e não se importam com espaços pequenos, mas precisam sair para brincar pelo menos algumas horas por dia. Também se acostumam a passear usando coleiras ou dentro de bolsas de transporte feitas para eles.
Gaiola de arame resistente de 121 x 64 x 58 cm, no mínimo. Cama de caixa de papelão ou cesto amarrado em cima e ao lado da gaiola ou ninho de ave com entrada de 7,5 cm. Forração com trapos, toalha ou tecidos. Bandeja sanitária de plástico para gatos (prefira as bem baixas). Bebedouro de garrafa e comedouro de cerâmica ou alumínio, pesados. Nos EUA há diversos acessórios específicos para Ferrets.
O Ferret exige alguns cuidados como outros animais domésticos. Eles precisam que suas unhas sejam cortadas, porque quando crescem podem estragar tapetes, sofás ou machucar durante brincadeiras.
Os Ferrets tem um odor característico que pode incomodar algumas pessoas. Para isso podemos usar perfumes para gatos, sem álcool, encontrados em pet shops, mas sempre em pequena quantidade. Os Ferrets podem tomar banhos, geralmente a cada 15 dias, com shampoo para Ferrets ou para gatos. Deve-se usar água morna e tomar cuidado com os olhos, boca e nariz. As orelhas devem ser limpas com um cotonete. Devemos lembrar que são animais muito delicados e por isso devem ser tratados com gentileza durante este cuidados para não machucá-los.
Manter as instalações limpas, trocando a forração sempre que estiver com urina, fezes, etc. Banho a partir das 7 semanas de vida, quando necessário, com água morna, xampu para bebê ou próprio para a espécie. Secar com toalha. Limpar orelhas com mecha de algodão e manter unhas cortadas rentes (use cortador humano).
O Ferret deve ser vacinado quando filhote; geralmente são vendidos com as primeiras vacinas já tomadas. Eles estão sujeitos à Raiva e Cinomose (comum nos cães). Estas duas doenças são fatais para estes animais, que morrem rapidamente quando doentes.
Ferrets adultos também devem tomar reforço anual destas vacinas. ATENÇÃO: a vacina de Ferrets não é a mesma usada nos cães. Peça ao veterinário a vacina específica para esta espécie.
Assim como outros animais, podemos ter problemas com pulgas, embora seja raro. Este animal só terá este problema se tiver contato com outros animais muito infestados. Outra doença é a gripe. Eles podem "pegar" de seus donos ou passar para eles. Se o seu animal ficar doente, geralmente descanso, água e comida são suficientes, mas consulte seu veterinário.
Vacinar contra Hepatite e Panleucopenia com vacina de vírus morto e Cinomose com vacina preparada em cultura de tecido de embrião de galinha, ambas em 3 doses com intervalo de 2 semanas. Aos 3 meses vacinar contra Leptospirose e com 5 a 6 meses contra a Raiva (ambos com vírus mortos). Essas vacinas são importadas. Repetir anualmente. As vacinas de vírus atenuado usadas em cães e gatos não servem para o Ferret porque podem induzi-lo à doença. A maioria dessas doenças é transmissível ao homem. A temperatura retal normal do Ferret é de 38,5ºC. Quando estressado ou nervoso sobe para 40ºC. É susceptível às nossas doenças como resfriados e pneumonia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário