Os Ferrets são pequenos carnívoros descendentes da doninha europeia, e que estão junto do Homem à milhares de anos, quer pela sua habilidade para caçar, quer como animal de companhia.
Crê-se que foram domesticados pelos egípcios, mas existem outras provas que dizem que a sua domesticação pode ter ocorrido antes, na Grécia antiga.
Ao contrário do que as pessoas possam pensar, não são animais agressivos, embora tenham que ser ensinados, tal como se ensina a um cão ou gato, a não morderem.
Têm um cheiro almiscarado característico, mais acentuado nos machos do que nas fêmeas, e quando se sentem ameaçados, stressados ou excitados, podem largar um cheiro muito intenso e desagradável, mas que desaparece em minutos.
São animais muito curiosos e irrequietos. São bastante sociaveis, e adoram agitação, brincar com tudo o que se cruze no seu caminho, e meter-se em sarilhos, pelo que todo o cuidado é pouco.
Dormem cerca de 18 horas por dia, e quando estão acordados, compensam bem as horas de sono com as brincadeiras. Gostam de carregar para os seus esconderijos, pequenos "tesouros", que encontram por toda a casa, e comida. E têm uma aptidão incrível para fazerem asneiras, que inclui trepar, roer, fazer cair objectos, cavar, etc.
Podem aprender pequenos truques como usar o WC, e atender ao nome ou a um som que esteja associado a algo agradável.
Dados Biológicos
O tempo de vida médio dos ferretsé entre 6 a 8 anos, mas podem chegar aos 10. Em adultos, pesam entre 400gr a 2 kgs. O seu tamanho médio é entre 35 a 60 cm (cauda incluída), e varia consoante o sexo, tendo as fêmeas, cerca de metade do tamanho dos machos.
Não devem estar expostos a temperaturas superiores a 28ªC.
Atingem a maturidade sexual entre os 8 ou 12 meses, e a exposição prolongada à luz pode fazer com que tenham cios mais frequentes e precoces.
Quando entram no cio, as fêmeas devem acasalar, pois correm o risco de adoecer.
A gestação tem a duração media de 42 dias (40 a 44 dias), e podem nascer entre 1 a 15 crias, embora a média se situe entre as 6 e 8.
Cores
O pêlo dos ferrets pode ter diversas cores: sable, que é a mais comum, em que os tons variam entre os dourados e os castanhos, claros ou escuros. O pêlo tem duas cores, sendo a base clara e a ponta muito escura. O focinho é claro, mas têm uma "mascara" em redor dos olhos, mais escura; o albino, completamente branco e de olhos rosados; e o champagne, que é uma coloração clara, creme ou acastanhada, onde as patas são mais escuras que o resto do corpo.
Alimentação
Os ferrets devem ser alimentados com ração própria para eles, ou ração para gatinhos, mas de alta qualidade, devido às suas necessidades alimentares. Só estes tipos de rações oferecem ao ferret uma dieta rica em proteína animal, vitaminas e minerais, entre outros. Uma boa ração deve ter carne como primeiro ingrediente, e arroz em vez de milho. Deve conter também taurina entre os seus ingredientes.
Existem alimentos que eles não devem comer, tais como chocolate, doces, leite, cebola, e outros alimentos ácidos.
Os ferrets adoram receber recompensas de vez em quando, tais como bocadinhos de fruta e de carne cozida, suplementos vitaminicos, e outras guloseimas próprias para furões ou gatos. Mas atenção, porque as recompensas devem ser dadas com moderação.
Alojamento
O tamanho da gaiola para o ferret deve ser proporcional ao tempo que ele tem que passar lá fechado. Se um ferret passa muitas horas na gaiola, esta deve ser bem grande(cerca de 80x100x60cm) para que ele se possa mexer e brincar à vontade, se por outro lado, o ferret passa pouco tempo na gaiola, uma mais pequena (cerca de 60x60x40cm) é suficiente.
As gaiolas devem ter vários pisos, WC, comedouro, bebedouro, caminhas confortáveis, e brinquedos.
Higiene
Os ferrets tomam conta da sua própria limpeza diária, mas os donos gostam sempre de dar uma ajudinha para diminuir o odor.
Não se deve dar muitos banhos ao ferret, um a cada duas semanas é suficiente, e com um shampoo apropriado. Banho em demasia pode fazer a pele do ferret secar, e não resolve o problema do cheiro, até porque após o banho, o cheiro deles é ligeiramente mais intenso.
Entre os banhos, o furão pode ser limpo com toalhas de bebe.
As orelhas devem ser limpas frequentemente, para evitar mau-cheiro e problemas nos ouvidos (otites, ácaros,...). As unhas também necessitam de ser cortadas com alguma frequência. Todas as tarefas de limpeza devem ser efectuadas com bastante cuidado, para não machucar o ferret.
A gaiola deve sofrer uma limpeza profunda todas as semanas, com lavagem das caminhas, WC, brinquedos, e a gaiola em si, e durante a semana basta limpar os resíduos sólidos e líquidos, e mudar o litter sempre que necessário.
O bebedouro deve ser lavado sempre que se muda a água, assim como o comedouro.
Reprodução
A época de acasalamento vai de Março até Setembro. Quando a vulva da fêmea fica mais saliente e rosada, e quando os testículos do macho incham e descem ao escroto, é sinal que os ferrets estão prontos para acasalar. O cio pode durar até ao fim da época, e só passa quando acasalam, e podem nascer duas ninhadas por ano.
As fêmeas estão aptas para acasalar aos 6 meses, mas só é aconselhável depois dos 8 meses. O acasalamento entre os furões é longo e muito violento, e a fêmea pode ficar ferida no processo.
A ovulação ocorre cerca de 30 horas após o coito. A gestação dura entre 42 a 44 dias e podem nascer até 15 crias. O parto tem a duração de cerca de duas horas.
Durante a gravidez e o aleitamento, devemos ter especial atenção à alimentação da fêmea.
Quando as crias nascem, a fêmea encarrega-se de cortar o cordão umbilical, comer as placentas, e limpar os seus bebés.
Nos dois dias seguintes devemos reparar se está tudo bem, mas não devemos mexer nem nas crias, nem no ninho.
Quando nascem, as crias pesam entre 5 a 15 gramas, e medem entre 2,5 a 4 cm, são desprovidas de visão, audição e pêlo, e estão totalmente dependentes dos cuidados maternos.
As crias começam a ver e a ouvir entre os 22 e 36 dias, e a pelagem surge ao fim de uma semana.
O desmame ocorre entre as 7 e as 9 semanas, e pesam nessa altura entre 300 a 500gr. Os primeiros dentes rompem entre os 10 e os 14 dias após o nascimento, e a dentição definitiva surge entre os 47 e os 52 dias de vida.
Para evitar épocas de cio complicadas e nascimentos indesejados, os ferrets podem ser esterilizados, mas nunca antes dos 8 meses.
Nota:
Algumas das informações acima não são precisas pq o ferret e um animal q tem q estar castrado ou esterelisada antes da entrada no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário