Bicho do Momento

O pet do momento é o YORKSHIRE

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Você esta pronto para ter um ferret? Responda as perguntas abaixo:

Toda a sua família está de acordo?

• Você tem espaço apropriado para mim na sua casa?

• Terei um local escuro e sossegado para dormir?

• Recolherá todas as minhas fezes, e as olhará com atenção?

• Você comprará sempre a comida adequada para mim?

• Você está disposto a me educar, mesmo que eu não aprenda na 1ª vez?

• Quando eu crescer, você cuidará de mim como no primeiro dia?

• Você conseguirá me dar a devida atenção?

• O seu estilo de vida combina comigo ?

• Você me dará amor, carinho e atenção todos os dias, inclusive nos feriados prolongados?• Me levará ao veterinário sempre que for necessário?

• E, sobretudo, lembre-se que eu continuarei alegremente xeretando tudo o que eu puder alcançar - Você terá a capacidade para me amar, me compreender e se comprometer?

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Treinamento

O segredo do treinamento de ferrets e a paciencia. Sendo um animal muito inteligente ele nunca ira executar um truque sem o seu pagamento, o Agrado. Caso você não tenha um agredo pode esquecer por que ele não ira executar o truque.
Para que o seu ferret associe o truque com a diverção sempre mostre o agrado pra ele primeiro e depois de terminar brinque com ele, não o bote na gaiola caso contrario ele ira associar os truques com a volta a gaiola.

Treinamento- Truque de pular pelo aro.

Segure um aro ou um bambole na frente da porta. O bembole tem que encostar o fundo na porta ou no chão. Sequre um agrado no outro lado do bambole e assim qu o ferret for para pegar diga "pule" ou "jump in". De a ele um agrado assim que ele pular pelo bambole. bote um bambole mais alto e coloque um material para tampar o buraco entre o bambole e o chao e segure um agrado do outro lado. Pratique ate ele executar o truque e de a ele um agrado.

Treinamento- Truque de pedir

Diga ao seu Ferret para sentar de a ele um agrado. Pegue um agrado e segure perto do nariz dele, quase em frente. Então comece a mover o agrado para cima. Não va muito rapido se não o ferret vai começar a pular para pega-lo. Assim que o Ferrt começar a ficar de pe de a ele o agrado e diga "pedir" ou "beg". Faça isso ate que ele execute o comando e de a ele um agrado.

Treinamento- Truque de Deitar

Mande o seu Ferret sentar e de a ele um agrado, coloque um agrado no chão (ainda segurando o agrado) e espere ate que o ferret deite para pega-lo. Se o Ferret ficer de 4 e tentar abaixar para comer o agrado mexa o agrado para frente ate ele deitar. Assim que o Ferret deitar diga "deita" ou "lay down" e de a ele um agrado. Continue praticando isso ate ele executar o comando e de a ele um agrado.

Treinamento- truque Vir Aqui

Diga ao seu Ferret para qu fique em pé, segure ou agrado a 30 cm de distancia do seu Ferret. Assim que ele se mecher para ir pegar o agrado diga "venha","come" ou o nome dele acompanhado por venha. Pratique e va almentando a distancia ate que ele execute o comando de qualquer distancia, assim que ele executar o truque de a ele um agrado.

Treinamento- truque de ficar em pé

Pessa ao seu Ferret para sentar, assim que ele o fizer de a ele um agrado. Bote um agrado a algums cemtimetros a frente do nariz do Ferret e ele tera que ficar em pe para pega-lo. Assim que ele começar a ficar de pé diga "em pé" ou "stand" alto e claro, depois de a ele um agrado. Continue fazendo isso ate ele executar o comando sozinho e de a ele um agrado.

Treinamento- Tuque de dar a pata

Bote a sua mão na frente do Ferret e segure um agrado com a outra mão em cima da mão estendida, assim que o Ferret se apoiar na sua mão com uma pata diga "pata" ou "paw" e de a ele um agrado, repita o processo ate ele obedecer o comando depois de a ele um agrado.

Treinamento- truque de sentar

Para ensinar o seu Ferret a sentar segure um agrado acima de sua cabeça. Quando ele se sentar e olhar para cima diga "senta" ou "sit". Segure o agrado um pouco mais alto para que ele possa alcança-lo se sentando. Repita "senta" ou "sit" e de a ele o agrado. Repita esse processo varias vezes ate você falar "senta" ou "sit" e ele te obedecer. Lembre-se de sempre dar um agrado após ele sentar, Ferrets não trabalham sem recompensas!

Treinamento- Brincadeira na agua ou na comida, como evitar?

Como posso convencer o meu ferret a não brincar na comida ou água?
Um número considerável de ferrets gosta de brincar nos seus comedouros ou bebedouros. Se o comedouro está numa área contida e o ferret depois come a ração do chão, o mais simples é ignorar o fato e deixar o ferret comer do chão, como ele gosta. Neste caso, é aconselhável usar uma garrafa de água em vez de bebedouro, para evitar que a ração espalhada se molhe e estrague. Também pode colocar o comedouro dentro de outra vasilha maior, desta forma a ração não se espalha num ambiente muito grande.
Comedouros pesados com as paredes curvadas para dentro podem ajudar, e para aqueles fissurados em brincar na água, o melhor é ter uma garrafa de água separada. Para alguns, comedouros em forma de J desestimulam a brincadeira com a comida, enquanto outros adoram que quanto mais comida atiram para fora, mais aparece no comedouro para ser espalhada. O jeito é experimentar diferentes comedouros, e formatos.

Treinamento- Não mordiscar

Como gatinhos e cachorrinhos, filhotes de ferrets devem ser ensinados a não morder. Um ferret criado para ser um bichinho de estimação não deve ser bravo ou morder, mas as brincadeiras normais entre ferrets incluem lutas simuladas, e filhotes não sabem o quanto podem fechar a boca sem lhe machucar. Um ferret que estiver brincando pode correr para você com a boca aberta, e mesmo colocar os dentes na sua mão, mas se ele apertar demais e lhe machucar, será preciso discipliná-lo. Lembre-se que ferrets não são maldosos, eles apenas precisam aprender que comportamento é aceitável.
Alguns poucos ferrets reagem de forma violenta a barulhos de alta freqüência, como de um brinquedo de borracha sendo apertado, ou o barulho de um dedo sendo passado num vidro ou balão. Ninguém tem muita certeza o que provoca tal comportamento, mas a melhor coisa a fazer neste caso é evitar estes tipos de sons se o seu ferret se mostrar sensível.
Algumas vezes um ferret que tenha sido maltradado pode morder de puro medo, ou um ferret mais idoso pode morder por estar sentindo dor. Nestes casos, apenas disciplina não irão adiantar. Para um animal que esteja sentindo dores, o melhor é uma visita ao veterinário, obviamente. Para um ferret que tenha sofrido abusos, tente uma das alternativas abaixo, e tenha muita paciência: o seu ferret terá que aprender a confiar novamente em alguém. Regina Harrison criou uma página na rede para tratar e recuperar ferrets "problemáticos".
Em todos os casos, incentivos (como prêmios e elogios quando estiver se comportando bem) funcionam de uma forma bem melhor que punições. Mas se você precisar punir o seu ferret, use um castigo como deixá-lo confinado na gaiola por alguns minutos - se puder ficar perto da gaiola brincando com outros ferrets ele se sentirá especialmente punido. De forma similar, não coloque o seu ferret no chão quando ele tentar escapar e mordiscar - pois do contrário estará ensinando-o que é dessa forma que ele consegue o que quer. De qualquer forma, um procedimento imediato e consistente são de muita importância.
Alternativas ao tapinha no nariz
Dar um tapinha no nariz do ferret enquanto os dentes dele estiverem lhe perfurando é uma forma comum de tentar disciplinar o ferret, mas pode não ser a melhor forma. O seu ferret pode acabar associando você a coisas desagradáveis em vez de agradáveis. Além disso, usar qualquer forma de punição física em um ferret que já tenha sofrido abusos é uma péssima ideia. Há muitas outras alternativas que você pode experimentar em conjunto ou separadas:
Se o ferret estiver mordendo forte demais ao brincar, diga uma palavra em voz alta e determinada como "Não!" ou algo assim.
Pare a brincadeira e não se mexa mais. O ferret pode ficar desinteressado.
Confinamento do ferret mal comportado numa gaiola e ser ignorado por alguns minutos pode ser muito eficaz, especialmente se houver outro ferret ainda solto brincando e se divertindo com você.
Você pode colocar Bitter Apple nas suas mãos, assim uma mordida vai ter um gosto muito ruim.
Se você precisa que o ferret solte, tente cobrir as narinas com o dedo. Se mesmo assim ele não soltar, não mantenha o dedo lá.
Se o ferret odiar ser pego pelo cangote, então esta pode ser uma boa forma de punição. Você pode também agitar o ferret levemente pelo cangote, ou puxá-lo pelo chão enquanto fizer um barulho de chiado. Estes procedimentos imitam como a mãe ferret educa os seus filhotes. Obviamente, não seja muito enérgico ao fazer isto, ou poderá machucar o ferret.
Você pode tentar cobrir o rosto do ferret com sua mão, o que ele provavelmente não gosta.
Pessoalmente, acho que assoprando o nariz do ferret mordedor também ajuda.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Treinamento- Usando a caixinha de areia

Ferrets podem ser treinados para usarem a bandeja sanitária, mas diferente dos gatos, eles não adotam a bandeja por iniciativa própria, automaticamente. Para adestrar o seu ferret, comece com uma área pequena, talvez na própria gaiola, e passe a expandir o seu terreno gradualmente à medida que está se acostumando com a bandeja. Se a gaiola for grande, pode ser necessário bloquear o acesso a parte da área.
Pode ser necessário fixar a bandeja no chão ou grades da gaiola para que não possa ser virada. Mantenha inicialmente uma pequena quantidade de dejetos na bandeja, para marcar a área como sendo o banheiro e para evitar que o ferret cave nela. Não a deixe ficar suja demais, porém, pois ferrets podem implicar com as bandejas. Da mesma forma, frequentemente ferrets não gostam de compartilhar a mesma bandeja com companheiros - tenha várias bandejas. A maioria dos ferrets procura não sujar a sua caminha e locais de comida, portanto pode tentar colocar toalhas e comedouros em todos os cantos que não devem ser usados como banheiro, até que o seu ferret se acostume a procurar a bandeja mais próxima para realizar as suas necessidades. Panos sobre os quais algum ferret já tenha dormido algumas vezes, e que tenham cheiro de ferret, são melhores que toalhas limpas na hora de convencer o ferret a não usar este canto como banheiro, e sim como dormitório.
Geralmente o ferret usa a bandeja sanitária até 15 minutos depois de acordar, então certifique-se que o seu ferret usa a bandeja antes de soltá-lo, ou o coloque de volta na gaiola 5 a 10 minutos depois de acordá-lo. Quando estiver solto para brincar, mantenha um olho nele e coloque-o na bandeja a cada meia hora - ou quando ele levantar o rabo e tentar engatar uma marcha ré. Seja rápido.
Quando o ferret usar a bandeja sanitária corretamente, por iniciativa própria ou tendo sido levado até ela por você, elogie-o exaustivamente e dê algum prêmio na hora. Ferrets farão qualquer coisa pelos prêmios e aprendem rapidamente. Dentro de poucos dias, o seu ferret estará fazendo de conta que está usando a bandeja sanitária, apenas para ficar fora da gaiola ou ganhar um prêmio. Não tem problema, isto apenas reforça a idéia. Dê o prêmio que ele merece.
Incentivos positivos (prêmios e elogios) são geralmente muito mais eficazes que punições, mas se tiver usar algum, use um "Não!" firme e um tempo para reflexão na gaiola. Esfregar o nariz do ferret na sujeira também não tem efeito algum. Ele não associa isto ao lugar errado, pois ferrets cheiram os resíduos nas bandejas de qualquer forma. Como em qualquer treinamento, comportamento consistente e imediato são cruciais. Tentar punir um ferret por um acidente que ocorreu mesmo alguns minutos atrás não irá ajudar em nada, você precisa pegar o ferret no ato para que ele associe o erro à punição.
Se ele usar o canto errado
Se o canto preferido do ferret não for o mesmo que você tenha escolhido, você tem algumas opções. Você pode colocar uma bandeja sanitária no local (ou umas folhas de jornal, se o espaço for insuficiente). Ferrets têm um pode de concentração reduzido, de forma que você vai precisar de várias bandejas de qualquer forma. Ou você pode tentar colocar um pano da cama ou um comedouro no local (depois que tenha sido limpo e desinfectado para eliminar o cheiro do acidente anterior), desta forma o local vai parecer mais um dormitório ou cozinha em vez de banheiro.
Cantos com "acidentes" devem ser limpos com desinfetante, vinagre, água sanitária diluída, (sempre deixe o canto secar antes de permitir o acesso), de forma que não fiquem com o cheiro de banheiro de ferret. Se usar algum produto malcheiroso para desestimular o uso daquele canto, não use o mesmo produto perto da bandeja sanitária (ou até nela). Use cheiros diferentes para marcar as regiões que são banheiros e as que não são. Urina que penetrou em madeira irá manter o cheiro de banheiro de ferret, mesmo que você tente limpar, portanto cubra antes superfícies de madeira com piso plástico ou outro material de fácil limpeza.
Ninguém é perfeito
Embora quase todo ferret pode ser treinado para usar a bandeja sanitária, há variações individuais. Ferrets não são tão esforçados em usar a bandeja quando comparados a gatos, portanto sempre haverá acidentes. Mesmo ferrets bem treinados podem esquecer da bandeja em momentos de pânico ou excitação, ou quando estão numa casa ou ambiente novo. Geralmente você pode esperar um "índice de acertos" de 90%, mas alguns ferrets não se acostumam muito bem ao uso das bandejas e outros podem ser melhores ainda. Pelo menos os ferrets são animais de pequeno porte e as sujeiras podem ser limpas facilmente.
Finalizando, se o seu ferret parecer ter esquecido completamente como se usa a bandeja sanitária, pode ser necessário recomeçar o treinamento numa área pequena ou na gaiola por uma semana, e novamente expandir o seu espaço gradualmente, enquanto volta a usar a bandeja corretamente.

Treinamento- Não Cavar

Muitos ferrets adoram cavar. Eles cavam nas suas bandejas sanitárias, nas almofadas do sofá, e no carpete perto de portas fechadas. Para evitar que o ferret espalhe o material sanitário pelo ambiente, comece colocando uma menor quantidade na bandeja, mantendo-a limpa o suficiente para ter apenas uma camada fina de material seco. Geralmente são apenas filhotes que brincam na bandeja sanitária, com energia demais para gastar e tempo demais preso - com um pouco de sorte o ferret vai para com este comportamento ao crescer. É praticamente impossível de treinar um ferret a não cavar, você está melhor aconselhado se passar a proteger a sua propriedade e tentar evitar a tentação. Alguns ferrets cavam na bandeja sanitária por tédio, portanto se passar a brincar um pouco mais com eles não vai fazer mal também. Você pode também tentar controlar as escavações do ferret se fornecer alguma coisa segura para a diversão dele, onde ele possa cavar quando der vontade. Uma caixa com terra, arreia ou cascalho, quando colocado dentro de uma outra caixa ainda maior para evitar que a bagunça se espalhe, pode ser uma boa diversão para o ferret. Ou então pode oferecer uma caixa de areia, como descrito nas "Dicas do Fred". Ou ainda pode deixá-lo cavar um pouco na terra do seu quintal, com supervisão de perto, é claro.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Treinamento- Passeando com a coleira

Seu ferret pode aprender a passear na coleira. Basta que você faça um pequeno treino com ele em casa. Ponha a coleira própria, de forma a ficar bem justa (não deixe o espaço de um dedo, se ele fizer que está sufocando não desaperte!!!! É truque dele (se não tiver certeza que ele esta fingindo você pode pegalo no colo e tirar a coleira durante um tempo e depois recoloca-la) ! Muitos donos erroneamente afrouxaram a coleira e quando se deram conta só estavam com a coleira... o bichinho já tinha fugido (isso aconteceu uma vez com a minha cadela, so que eu achei ela pq ela so tinha andado ate a arvore mais proxima)!!! Sendo um animal muito maleável, consegue se desvencilhar da coleira passando uma pata e depois a outra e então a cabeça, aí se vê livre!

Treinamento- Truque de andar no ombro

Truque de andar no ombro- Ponha-se em pé, sobre um edredon com folhas de jornal amassado á sua volta. Ponha seu ferret sobre seu ombro (com algo por perto, uma estante, por exemplo) e todas as vezes que ele cair diga “Não” com certa ênfase e ponha-o de volta sobre seu ombro, mas faça isso aos poucos, e sempre depois de ter brincado com ele, e nunca em lugares que ele não conheça. Aos pouco ele irá se acostumar a ter mais cuidado antes de se decidir a pular!

Treinamento- Truque de Rolar

Truque de rolar Com um biscoito numa das mãos. Ponha seu ferret á sua frente e com a outra mão faça com que ele gentilmente se deite( ponha a mão por cima de seu corpo forçando-o levemente a ir para o chão e aos poucos faça-o rolar da esquerda para a direita) para o mesmo lado em que com a outra mão você passa por sobre a cabeça dele o biscoito , diga"role". Assim ele aos poucos aprenderá a se deitar e a rolar para no fim conseguir o biscoito .... mas atenção , tem alguns que simplesmente detestam esse movimento assim como algums cães e gatos!!!! Ensine-o aos poucos até ele entender o que você deseja e sempre que fizer certo recompense-o, mesmo que o truque tenha sido parcialmente executado! Verá que num prazo muito curto ele aprende. Se não conseguir de primeira não desista, continue tentando!

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Origem

O Ferret (Mustela putorius furo) é um primo doméstico da doninha européia. Ele vive na companhia do homem há séculos (+ou- 2000 anos), portanto não se pode dizer que seja um animal selvagem. Se depois de domesticado ficar em liberdade, ele não saberá caçar, o que ocasionará sua morte. O Ferret chega à idade adulta aos 6 meses e vive em média de 8 a 10 anos, dependendo dos cuidados desprendidos a ele.
É um animal parente do conhecido furão aqui do Brasil. Trata-se de um pequeno carnívoro. Não é um roedor, como muitas pessoas pensam. Também não é um animal silvestre. Os Ferrets foram domesticados antes mesmo dos gatos, no Egito.
Antigamente os europeus usavam o Ferret para caçar pequenos roedores, como esquilos e coelhos. Ele é pouco conhecido no Brasil, mas já encontrado em alguns pet shops, e com aparência de selvagem, o Ferret, na verdade, é um animal de estimação há milênios. Foi domesticado pelos egípcios 3 mil anos a.C., quando exterminava roedores em silos e plantações. No entanto, seu caráter amável, facilidade de aprendizado e asseio o colocaram como bicho de estimação mais popular nos EUA, logo depois do gato e do cão. Aportou nesse país em 1870 a bordo de navios americanos onde era usado para ajudar os gatos a acabar com os ratos. Ainda hoje é empregado nessa função nos EUA, em fazendas e armazéns, além de ajudar a desentocar coelhos nas caçadas, como ocorre na Inglaterra. Junto com a lontra, jaritataca, marta e doninha, pertence à família Mustelidae, cujo nome deriva da palavra "musk", que significa almíscar - secreção de odor forte expelida por duas glândulas, uma de cada lado do reto. Os Ferrets importados ao Brasil têm tais glândulas retiradas para evitar esse cheiro, mais intenso nos adultos, especialmente nos machos.

Como cuidar

Ao chegar em casa com seu Ferret, tenha em mente que ele é um neném e se sentirá estranho, num lugar novo, com pessoas que ele não conhece. Deixe-o solto para que possa fazer o reconhecimento do ambiente. Tenha cuidado com portas, ralos e janelas abertas (eles adoram escalar móveis), se necessário faça pequenas modificações na decoração de sua casa. Se você optar por deixá-lo preso, saiba que existem gaiolas próprias para eles.
A alimentação de Ferret consiste praticamente de ração própria para eles. Na falta desta, pode ser usada a de gato, desde que suplementada com vitaminas. A ração deverá estar disponível o dia todo, pois ele come várias vezes ao dia. Quando filhote, dê a ração umedecida com água, que deverá ser trocada três vezes ao dia, senão azeda. À medida que o animal for crescendo, vá deixando ela mais seca. Você também pode dar frutas. Descubra a que mais gosta.
Os Ferrets precisam de alimentação rica em proteínas. Existem rações específicas para eles, mas são difíceis de encontrar aqui no Brasil e geralmente são caras. Os criadores recomendam a utilização de ração para gatos como substituto.
Além deste alimento, podemos dar-lhes guloseimas. Existem alguns próprios para Ferrets, mas a maioria deles gosta muito de frutas, como banana, uva passa e pedaços de pão. NUNCA devemos dar doces, chocolate ou sorvete para um Ferret.
Com relação à água, o ideal é usar um bebedouro para animais pequenos (tipo de coelho). Prenda-o a uns 15 cm do chão para que ele possa beber sem contorcionismo. Não deixe vasilha com água no chão, senão você vai ter um Ferret sempre molhado (eles adoram jogar a água para fora da vasilha).
Normalmente os Ferrets são mantidos em gaiolas e não se importam com espaços pequenos, mas precisam sair para brincar pelo menos algumas horas por dia. Também se acostumam a passear usando coleiras ou dentro de bolsas de transporte feitas para eles.
Gaiola de arame resistente de 121 x 64 x 58 cm, no mínimo. Cama de caixa de papelão ou cesto amarrado em cima e ao lado da gaiola ou ninho de ave com entrada de 7,5 cm. Forração com trapos, toalha ou tecidos. Bandeja sanitária de plástico para gatos (prefira as bem baixas). Bebedouro de garrafa e comedouro de cerâmica ou alumínio, pesados. Nos EUA há diversos acessórios específicos para Ferrets.
O Ferret exige alguns cuidados como outros animais domésticos. Eles precisam que suas unhas sejam cortadas, porque quando crescem podem estragar tapetes, sofás ou machucar durante brincadeiras.
Os Ferrets tem um odor característico que pode incomodar algumas pessoas. Para isso podemos usar perfumes para gatos, sem álcool, encontrados em pet shops, mas sempre em pequena quantidade. Os Ferrets podem tomar banhos, geralmente a cada 15 dias, com shampoo para Ferrets ou para gatos. Deve-se usar água morna e tomar cuidado com os olhos, boca e nariz. As orelhas devem ser limpas com um cotonete. Devemos lembrar que são animais muito delicados e por isso devem ser tratados com gentileza durante este cuidados para não machucá-los.
Manter as instalações limpas, trocando a forração sempre que estiver com urina, fezes, etc. Banho a partir das 7 semanas de vida, quando necessário, com água morna, xampu para bebê ou próprio para a espécie. Secar com toalha. Limpar orelhas com mecha de algodão e manter unhas cortadas rentes (use cortador humano).
O Ferret deve ser vacinado quando filhote; geralmente são vendidos com as primeiras vacinas já tomadas. Eles estão sujeitos à Raiva e Cinomose (comum nos cães). Estas duas doenças são fatais para estes animais, que morrem rapidamente quando doentes.
Ferrets adultos também devem tomar reforço anual destas vacinas. ATENÇÃO: a vacina de Ferrets não é a mesma usada nos cães. Peça ao veterinário a vacina específica para esta espécie.
Assim como outros animais, podemos ter problemas com pulgas, embora seja raro. Este animal só terá este problema se tiver contato com outros animais muito infestados. Outra doença é a gripe. Eles podem "pegar" de seus donos ou passar para eles. Se o seu animal ficar doente, geralmente descanso, água e comida são suficientes, mas consulte seu veterinário.
Vacinar contra Hepatite e Panleucopenia com vacina de vírus morto e Cinomose com vacina preparada em cultura de tecido de embrião de galinha, ambas em 3 doses com intervalo de 2 semanas. Aos 3 meses vacinar contra Leptospirose e com 5 a 6 meses contra a Raiva (ambos com vírus mortos). Essas vacinas são importadas. Repetir anualmente. As vacinas de vírus atenuado usadas em cães e gatos não servem para o Ferret porque podem induzi-lo à doença. A maioria dessas doenças é transmissível ao homem. A temperatura retal normal do Ferret é de 38,5ºC. Quando estressado ou nervoso sobe para 40ºC. É susceptível às nossas doenças como resfriados e pneumonia.

Comportamento

Calmos, sensíveis e inteligentes, aprendem rápido e são facilmente ensinados a fazer coisas como rolar, sentar e a vir quando chamados pelo nome. Apegam-se fácil ao ser humano e ficam mais mansos se manipulados desde jovens, embora adultos, com disposição amigável, também se afeiçoem à gente. São excelentes nadadores e apreciam nadar na banheira, quando acostumados, e a tomar banho se preciso.
Seu metabolismo é muito alto: o coração bate 3 vezes por segundo e a digestão é feita em pouco tempo, sendo bom deixar sempre comida seca à disposição. Costumam esconder alimentos para tê-los como suprimento. Conseqüentemente, se soltos dentro de casa, você encontrará pedacinhos de comida debaixo da mobília etc. Curiosos e muito flexíveis, passam pela menor brecha. Adoram se divertir com brinquedinhos (use só os de látex) e se dão bem com outros animais.
Prefira os dóceis, ativos, com olhos brilhantes, nariz sem crostas e secreção. Pelagem seca, bigodes grossos e quebrados são sinais de doença. Para não correr risco de apreensão, deve estar registrado no IBAMA e ter comprovante de responsabilidade do proprietário, discriminando se é castrado. Faltando alguns desses documentos, o comprador deve registrá-lo no IBAMA, informando a procedência, senão o animal poderá ser apreendido.
Os Ferrets se dão bem com cães e gatos, desde que acostumados aos poucos, com paciência. Tornam-se grandes companheiros.
O Ferret é um excelente animal de companhia. Eles dormem quase o dia inteiro, mas quando acordados brincam sem parar, mesmo quando estão mais velhos. O Ferret não é um animal noturno e vai se acostumar com os horários do seu dono. Assim, quando você não estiver em casa, ele estará dormindo, mas vai acordar quando você chegar.
Quando se faz a opção de deixá-los soltos em casa, num quarto, por exemplo, deve-se verificar todas as tomadas, móveis e objetos que possam machucá-los.
Eles aprendem a usar "banheiros" como os usados pelos gatos e não costumam fazer sujeira pela casa. Quando se tem um Ferret, é preciso ter cuidado, pois estes animais são muito curiosos e gostam de entrar dentro de armários, gavetas, caixas, etc. Objetos pequenos, como chaves, borrachas e brinquedos podem ser "roubados" pelo animal, que irá escondê-los pela casa.
Alguns deles escondem comida em locais secretos, onde também colocam seus brinquedos e coisas que acham pelo seu ambiente. Se uma bolsa for deixada perto, eles vão entrar e sair carregando alguma coisa!
O Ferret normalmente não morde nem arranha. Algumas vezes podem abrir a boca como se fossem atacar, mas somente se sentirem ameaçados ou se estiverem brincando. Mordidas ocasionais durante as brincadeiras não costumam doer, pois os dentes, apesar de grandes, não têm muita força.
É um bom companheiro para brincar. Ele pode aprender truques, atender quando chamado e se apega muito ao dono. Precisam de atenção e podem se sentir muito sozinhos se não forem "chamados para brincar". Se dá muito bem com crianças, já que não se cansa e é muito ágil.
O Ferret possui uma habilidade incrível. Alguns aprendem a abrir portas, caixas e até mesmo zíper de malas. Adoram brinquedos de borracha, especialmente os que fazem barulho. Mas, tome cuidado para seu animalzinho não engolir pedaços acidentalmente.
Adoram brincar dentro de meias e sacos plásticos. Costuma se divertir muito com labirintos, pilhas para escalar e "novos desafios".

Características

É um animal pequeno com cerca de 40 cm, excluída a cauda, e 1 quilo aproximadamente, muito ágil, curioso e dócil. Fêmeas e machos dão excelentes animais de estimação. Elas são um pouco menores, com a cara mais fina e nariz delicado e pontudo. Eles, ligeiramente maiores com a cara mais larga e focinho arredondado.
Calmos, sensíveis e inteligentes, aprendem rápido e são facilmente ensinados a fazer coisas como rolar, sentar e a vir quando chamados pelo nome. Apegam-se fácil ao ser humano e ficam mais mansos se manipulados desde jovens, embora adultos, com disposição amigável, também se afeiçoem à gente. São excelentes nadadores e apreciam nadar na banheira, quando acostumados, e a tomar banho se preciso.
Seu metabolismo é muito alto: o coração bate 3 vezes por segundo e a digestão é feita em pouco tempo, sendo bom deixar sempre comida seca à disposição. Costumam esconder alimentos para tê-los como suprimento. Conseqüentemente, se soltos dentro de casa, você encontrará pedacinhos de comida debaixo da mobília etc. Curiosos e muito flexíveis, passam pela menor brecha. Adoram se divertir com brinquedinhos (use só os de látex) e se dão bem com outros animais.
É um animal pequeno com cerca de 40 cm, excluída a cauda, e 1 quilo aproximadamente, muito ágil, curioso e dócil. Fêmeas e machos dão excelentes animais de estimação. Elas são um pouco menores, com a cara mais fina e nariz delicado e pontudo. Eles, ligeiramente maiores com a cara mais larga e focinho arredondado.
A cor original é Sable (pêlos marrom escuros e subpêlos bege claros). Há também suas variações - McGuinn Sable ou Ranch Sable (pêlos bege pálido e subpêlos do marrom mais escuro ao preto), Honey Sable (pêlos amarelo-ouro e subpêlos marrom escuros). Butterscotch ou Siamês (pêlos canela claros) e sua variação Cinnamon (Pêlos canela claros com matiz avermelhada e subpêlos bege claros); o Silver Mitts (com pés ou pernas brancos), Silver (alguns pêlos brancos misturados com marrom escuros ou canela) e sua variação Sterling Silver (cinza pálido); Albino (branco com olhos vermelhos) e Branco (com olhos pretos). A máscara da cara só é visível com 2 a 3 semanas de vida.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Furão eh furão e ferret e outra coisa!

Sempre tem pessoas por ai falando Furão em vez de Ferret, so q Furão tah errado. Não, furao nao eh ferret em portugues e um outro bicho, para melhor entendimento vou te mostrar um furão e um Ferret!


Acima você esta vendo um Ferret cujo o nome eh o mesmo para portugues e ingles e tem como nome cientifico Mustela Putorius Furo.

A imagem abaixo e o Furão, dizemos que o Ferret em portugues e furão pensando ser o nome para Ferret traduzido. Mas são animais completamente diferentes,nem fazem parte da mesma familia, o Furão e da familia dos Texugos e Rateis ja os Ferrets são da familia das Doninhas e Lontras. o nome cientifico para o furão e Galictis cuja (tambem diferente do nome cientifico do Ferret).
Viu a diferença? então adicione isso ao seu dicionario para nao ter mais erros, e informe as outras pessoas tambem!

Marshall Ferrets

Imagine um animal de estimação bonito, dócil e brincalhão. Imagine ainda que ele seja pequeno e silencioso, perfeito para espaços limitados como apartamentos. Um amigo inteligente e travesso, que vai encher seus dias de alegria. Se para você esta é a descrição de um animal de estimação ideal, saiba que ele existe: é o ferret, da fazenda de criação americana Marshall.
Você pode identificar um Marshall® Ferret® pela sua beleza, docilidade, pelos dois pontos azuis tatuados na orelha direita e pelo microchip que traz implantado.
E o mais importante: eles são os únicos Marshall® Ferrets® trazidos ao Brasil legalmente, com permissão do IBAMA.
Os Marshall® Ferrets® chegam ao Brasil acompanhados de produtos e acessórios exclusivos, que permitirão que você mantenha seu novo amigo a seu lado, feliz e saudável por muitos anos.
Ao adquirir o seu Marshall® Ferret® solicite seu "Certificado de Autenticidade", emitido em conjunto pela Marshall® Pet Products e pela ProPet®.

Comprando Ferrets...

Se você quiser comprar um Ferret na Pesca e Bichos pela internet clique no link abaixo:
http://www.petferret.com.br/pedido.htm
O preço atual e R$ 1049,00. Com frete minimo de R$ 175,00 Caso você queira comprar diretamente na loja o endreço é:
Pesca & Bichos
R. Visconde de Inhaúma 252/256
São Caetano de Sul- SP
(11) 4238-8365
Se você quiser comprar o Ferret na BioMania Animais entre no link abaixo:
http://www.biomaniaanimais.com.br/produtos_detalhe.php?produto_id=8
O preço atual é R$ 1.100,00. Os Ferrets não são vendidos pelo site e sim pela loja o endereço segue abaixo:
Av. Pedroso de Moraes, 281
Pinheiros, São Paulo-SP
Se você quiser comprar um Ferret na Pet Center Marginal entre em contato por e-mail com a loja ou va diretamente para saber quando chega o carregamento, ou comprar o animal. O preço atual que eu fui emformada por e-mail e de
R$ 1100,00 sendo que o animal ja estão castrados, vermifugados, vacinados e microshipados.
Você deve entrar em contato com o setor Pet Safari (11) 2797-7400 Ramal: 267, e um dos seus biologos informará a disponibilidade do Ferret.

Em breve irei emformar o endereço.

Os preços acima forão atualisados dia 11/12/2009

O que devemos saber sobre Marshall Premium Ferret Diet

Ferrets são carnívoros. Seu trato digestivo é relativamente curto e o alimento leva cerca de 2 a 2 ½ horas para ser digerido. O alimento deve estar sempre a disposição e deve ser de alta qualidade nutricional. Carnívoros necessitam comer carne, preferencialmente carne fresca. Marshall Premium Ferret Diet é feita a base de proteína de carne fresca. Nenhum outro alimento de Ferrets usa carne fresca ou é formulado com um único processo de baixo aquecimento, que preserva o valor dos nutrientes.
Devido a carne fresca de alta qualidade (integridade nutricional dos ingredientes de carne fresca é mantida pois é manipulado por apenas uma empresa do início ao fim ) e ao processo de aquecimento baixo, todos os amino ácidos essenciais, ácidos graxos e proteínas são preservados. Como é curto o tempo em que o alimento percorre o trato digestivo, as proteínas, os carbohidratos e as gorduras devem estar prontamente disponíveis para serem aproveitadas. Carne fresca, processo de aquecimento baixo e lento garantem aos nutrientes maior digestibilidade, permitindo que os Ferrets recebam o máximo valor nutricional.
Por isso, a Marshall Premium Ferret Diet é superior. Nossos Ferrets são os mais saudáveis e de melhor qualidade na Indústria de Animais. Nenhum outro alimento para Ferrets utiliza proteína de carne fresca ( 38% ) e nenhum outro alimento proporciona resultados consistentes em reprodução e na manutenção de uma vida saudável para os animais. Com anos de experiência na reprodução de Ferrets e um conhecimento profundo em suas necessidades nutricionais, os Ferrets das Fazendas Marshall e seus produtos tornaram-se líderes na indústria.

BANHO

Quando o animal deve tomar banho depende exclusivamente do dono e do próprio animal. Alguns banham seus animais a cada duas semanas, outros a cada mês. NÃO DÊ MAIS DE UM BANHO POR SEMANA. Banhos muito freqüentes removem a oleosidade natural da pele, podendo resultar em problemas dermatológicos. É indicado um shampoo para Ferrets ou para gatos. Na falta destes, use um sabonete neutro. Não use shampoos humanos ou para cães. O banho deve ser dado nas horas mais quentes do dia e com água levemente morna. Seque-o com uma toalha felpuda e deixe-a no chão para que ele fique brincando, terminando assim de secar-se. Durante o banho deve-se tomar cuidado para que não entre sabão ou água em seus olhos, focinho ou ouvidos. As unhas devem ser cortadas regularmente a cada 10 a 15 dias, não só para prevenir arranhões, mas para a proteção do próprio animal.

USO A BANDEJA SANITÁRIA

Chegou a hora de ensiná-lo a fazer suas necessidades no local certo. O método é semelhante ao utilizado em cães e gatos. O reforço positivo e a repetição são as chaves do sucesso. O nome deste jogo é paciência. Os donos de Ferrets tendem a manter os animais muito presos ou muito livres pela casa. Nenhuma destas alternativas é boa. Aumente a área onde o Ferret brinca aos poucos, um cômodo por vez. A bandeja sanitária deve ter aproximadamente 10 cm de altura e ser rebaixada em um dos lados para que ele possa entrar. Caso ele "escape" e faça o que tem que fazer do lado de fora da caixa, então ela deve ser mais alta. Bandejas para gatos não são adequadas para Ferrets, são muito baixas. Coloque a caixa no canto da gaiola, no lado oposto ao bebedouro e ao comedouro. Posicione redes, tubos e sacos de dormir longe da bandeja sanitária. Os Ferrets são animais limpos; não gostam de sujar suas camas e o local onde comem. Quando ele deseja ir ao banheiro, começa a cheirar, procurando um canto. Quando o encontra ele se vira, coloca os membros posteriores na direção do canto escolhido, levanta a cauda e "termina o serviço". Você aprenderá a reconhecer este comportamento. Quando ele começar a cheirar, coloque-o na caixa sanitária. Seja rápido, se ele voltar suas costas para um lado, será tarde demais. Normalmente o Ferret procura o banheiro quando acorda, e defeca algumas vezes durante o dia no mesmo cantinho. Lembre-se que o alimento ingerido atravessa o corpo em aproximadamente 3 horas. Diferente do gato, ele não enterra suas fezes, portanto sua caixa deve ser limpa 2 vezes ao dia. Deixe um pequeno resíduo de fezes na bandeja até que ele aprenda onde está seu banheiro Os Ferrets procuram os cantos para fazer as suas necessidades. Uma boa técnica é colocar um pedaço de jornal em todos os cantos do cômodo até que ele escolha o seu canto preferido. Recomenda-se prender o jornal com fita adesiva no chão, pois o Ferret poderá achar que é um brinquedo onde pode entrar em baixo. Colocar um pouco de fezes no canto do cômodo sobre o jornal também ajuda. Deixe que o animal cheire o local para que saiba que aquele é seu possível banheiro. Uma vez escolhido o canto preferencial, coloque aquele pedaço de jornal dentro da bandeja sanitária, colocando-a no canto escolhido. Quando suspeitar que o animal precisa ir ao banheiro, coloque-o rapidamente dentro da caixa, até que ele aprenda. A maioria aprende rapidamente, outros precisam ser lembrados por mais tempo. Os Ferrets são animais que criam hábitos, e isso ajuda no seu treinamento. Uma vez que ele aprenda, repetirá o procedimento. É recomendado que o proprietário lembre o seu animal do local adequado durante 3 a 4 semanas. Lembre-se de não colocar a bandeja em cima de seu tapete preferido, o Ferret poderá usá-lo para se limpar. Não esfregue o nariz do animal em suas fezes, não grite ou bata em seu Ferret. O sucesso no aprendizado leva tempo. Um comportamento apropriado e carinho ajudam seu animal a aprender mais rápido.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Novos preços!!

Esses preços sao baseados nos preços da BioMania Animais Exoticos, Pesca e Bichos, PetSuper Market e da Cobasi.
-Ferret R$1049,00

Este preço de Ferret e da www.petferret.com.br que faz entrega para todo o país.
-Marshall: Ferret Treats Bandits sabor frango R$ 19,00
-Marshall: Ferret Diet (1,81kg) R$ 89,00
-Marshall: Ferret Litter - Granulado Higiênico - 1,5 kg R$ 23,00
Os objetos assima custam no total incluindo o ferret da primeira loja e : R$ 1180,00 . E são vendidos na BioMania Animais Exoticos.
-COMFORT HARNESS PEITORAL C/ GUIA PEQ R$ 20,00
-GAIOLA P/ FERRET MAXI EPOXI R$ 245,50
-FERRETRAIL FLEX-E-FUNNELS R$ 68,80
Os produtos acima são vendidos na Cobasi e tem o total de : R$ 334,3

-acessory kit ferret marshall (caixa kit) R$ 193,01 (vem redinha, bebedor,tijela,e caixinha de areia)
O total de todas as coisas listadadas e : R$ 1707,31
Alguns objetos nao estão listados nesta lista como o anti bolas de pelos, furotone, shampoo ...

Caso voce deseje ir na loja Pesca e Bichos para a compra do Ferret o endereço e:

Pesca & Bichos
R. Visconde de Inhaúma 252/256
São Caetano de Sul- SP
(11) 4238-8365

Sites de vendas

Esse topico sera sempre que possivel atualizado. Achei um site q vende ferrets chamado:
http://www.biomaniaanimais.com.br/produtos_detalhe.php?produto_id=8
espéro q ajude!!

domingo, 6 de dezembro de 2009

Como medir a temperatura do seu Ferret

-Se usando um termometro, lembre-se de sacudi-lo rapidamente usando o pulso ate o termometro estiver abaixo de 34 graus. Depois lubrifique o termometro com geleia de petroleo, Geleia KY ou qualquer lubrificante a base de agua.
-Segure o ferret pela pele na base do pescoço como um gato e levante-o acima do chao.Esta tecnica acalma os ferrets assim como os gatos.
-Levante o rabo do ferret (ainda segurando ele pela pele como um gato) e bote o termometro bem devagar e com muito cuidado no anus do animal, localisado um pouco abaixomda base do rabo. Coloque o termometro 2.54 cm e segure no mesmo lugar durante 2 minutos para que o mercurio do termometro se mecha ou ate o termometro digital apitar.
-Remova o termometro e leia a temperatura. Se o Ferret tiver a temperatua do corpo e menos que 37 graus ou maior que 40 graus, entre em contato com o seu veterinario ou emergencia local imediatamente. Uma temperatura alta pode significar uma infecção no Ferret. Uma temperatura muito baixa pode significar serios problemas, indicando talvez o estado de chock.

Os Ferrets e a Gripe suina

Diante da possibilidade de pandemia da chamada "gripe suína", é muito natural que nós, dedicados donos de ferrets, vivamos momentos de apreensão. Afinal, embora não fiquem resfriados, nossos pequenos são notoriamente vulneráveis à grande maioria dos vírus causadores da gripe em seres humanos, incluindo os do tipo A – do qual faz parte o subtipo H1N1, responsável pela atual crise – e B.
Sim, podemos transmitir gripe aos nossos pequenos – e eles a nós. Na verdade, a resposta imunológica dos ferrets à influenza é tão semelhante à humana que eles – infelizmente – são a cobaia de escolha em muitos estudos sobre a doença.
Se a gripe suína chegar ao Brasil, nossos ferrets estarão em perigo?Ainda não se sabe. Há poucos estudos sobre a susceptibilidade dos ferrets à gripe suína, mas existem registros de contaminação colônias de ferrets por variantes do H1N1 suino. Como a variante que está causando o problema corrente é uma mutação recente que contém DNA típico de vírus aviários, suínos e humanos, sua ação sobre os ferrets ainda é totalmente desconhecida.O que podemos imaginar é: se essa gripe é potencialmente mortal mesmo para humanos saudáveis, pode ser que ela seja ainda mais letal para um animal de porte pequeno como um ferret.
Por via das dúvidas, enquanto o risco de pandemia não é descartado e a comunidade científica não descobre um pouco mais sobre o H1N1 e como lidar com ele, vale redobrar os cuidados usuais para prevenção do contágio dos ferrets pela gripe:
-Conservar os ferrets dentro de casa.
-Manter o ambiente em que os ferrets vivem sempre arejado e limpo, com água quente e -desinfetante de uso veterinário/água sanitária diluída na proporção 1:10 (que têm efeito antissépico).
-Garantir que os ferrets estejam sempre bem alimentados e hidratados.
-Lavar as mãos em água morna por pelo menos 30 segundos, com sabonete antissépico, antes e depois de qualquer contato próximo com ferrets (uma dica é cantar Parabéns pra você ao lavar as mãos!).
-Usar roupas limpas ao lidar com ferrets.
-Evitar que qualquer pessoa com suspeita de gripe entre em contato com ferrets. Se isso não for possível, usar máscara ou amarrar um lenço diante da boca e nariz.
-Não aproximar o rosto de ferrets, mesmo estando (aparentemente) saudável.
-Evitar que pessoas "estranhas" entrem em contato com os ferrets.
-Jamais tossir, espirrar ou mesmo respirar na direção dos peludinhos!
-Se um ferret apresentar um ou mais sintomas da lista abaixo, entrar imediatamente em contato com um veterinário de confiança e, se possível, colocar o animalzinho em quarentena, longe de outros ferrets que não estejam doentes:
-Tosse e/ou espirros frequentes.
-Coriza e/ou secreções nos olhos e nariz.
-Olhos avermelhados, injetados ou apresentando leve conjuntivite.
-Nariz entupido.
-Lacrimejamento.
-Febre (temperatura retal acima de 39,5º celsius). Aprenda aqui como medir (em inglês)!
-Letargia e/ou fraqueza.
-Dificuldade para comer, falta de apetite ou anorexia.
-Vômitos e/ou alterações nas fezes.
-Dificuldade para respirar ou respiração acelerada.
-Cianose (coloração "azulada" das mucosas – como as gengivas – que indica pouca oxigenação do sangue).O tratamento da gripe comum, em ferrets, é sintomático e inclui, principalmente, manter o animal bem hidratado e alimentado. Na grande maioria dos casos, a doença segue seu curso e desaparece espontaneamente.Em casos mais graves, entretanto, pode ser necessário recorrer a anti-histamínicos e/ou antibióticos, pois o organismo fragilizado do animal pode ficar vunerável à infecção por bactérias e desenvolver um quadro de pneumonia. É importantíssimo cuidar prontamente do problema: um ferret fortemente gripado que não receba os cuidados apropriados pode se desnutrir e desidratar muito rapidamente, vindo mesmo a falecer.Especificamente contra a gripe suína, o antiviral Tamiflu (oseltamivir) tem-se mostrado a melhor opção para o tratamento humano. Um estudo de 2006 comprovou sua eficácia, em ferrets, contra o virus causador da gripe aviária (H5N1) – logo, é possível que ele também possa ser administrado aos pequenos, caso eles se mostrem vulneráveis ao H1N1.Somente um veterinário pode prescrever medicamentos – outras doenças podem causar os mesmos sintomas da gripe e apenas um especialista dispõe das "ferramentas" para fazer o diagnóstico correto!

17 Coisas sobre Ferrets

1-FERRETS CUSTAM CARO. Além do preço exorbitantemente alto cobrado pelo animal (em grande parte, devido à importação), há o investimento inicial com a gaiola e acessórios – redes, caixa de areia, bebedor e comedor – e os gastos periódicos com alimentação, suprimentos, vacinação e consultas veterinárias. É preciso, também, manter um "pé de meia" para eventuais emergências médicas – que, em se tratando de ferrets, tendem a ser relativamente frequentes. Os donos de ferrets mais experientes geralmente são taxados de "esnobes" quando fazem o alerta, mas o ferret não é um bom animal de estimação para quem quer gastar pouco.
2-FERRETS NÃO SÃO ANIMAIS DE GAIOLA e, se vivem permanentemente enjaulados, invariavelmente acabam deprimidos e desenvolvem sérios problemas comportamentais e de saúde. Quem quer ter ferrets deve, necessariamente, estar disposto a preparar um ambiente seguro onde o animalzinho possa permanecer solto a maior parte do tempo. A gaiola deve ser usada apenas como um lugar para dormir e para isolamento em ocasiões potencialmente perigosas (durante festas, quando houver crianças por perto etc) ou no caso de ser necessária uma quarentena/restrição de movimentos por motivos médicos. Gaiolas para roedores, aves ou aquários NUNCA devem ser usadas: existem modelos específicos para ferrets e outros animais do mesmo porte (a menor gaiola para ferrets tem cerca de 60 x 60 x 60cm, com rampas de pelo menos 15cm de largura e grades não muito espaçadas).
3-FERRETS SÃO EXTREMAMENTE CURIOSOS. Para eles, qualquer coisa é um chamado para a aventura: a terra dos vasos de plantas, o espaço atrás da geladeira ou do fogão, o gaveteiro do quarto, as latas de lixo, o interior de ralos ou do vaso sanitário... E eles também adoram roubar e esconder objetos pequenos como chaveiros, controles remotos, isqueiros, meias etc. Por isso, antes de trazer um ferret para dentro de casa, é essencial tornar "à prova de ferrets" todos os ambientes em que ele circulará. Algumas das principais medidas são: proteger os forros de sofás e colchões, eliminar as cadeiras reclináveis ou de balanço, manter o tampo do vaso sanitário e os ralos permanentemente fechados, guardar produtos químicos e de limpeza (ferrets adoram lamber sabão!) em locais inacessíveis, eliminar vasos com plantas potencialmente venenosas e afastar das janelas (mesmo as teladas) qualquer móvel que possa servir como trampolim.
4-FERRETS DORMEM MUITO. Um ferret saudável pode passar cerca de 16 horas por dia em modo off – muitas vezes, dormindo tão profundamente que parece ter morrido (é o chamado "sono da morte" – veja vídeo abaixo). Além disso, muitos apresentam um comportamento predominantemente noturno, apagando durante as horas mais quentes do dia e reservando a noite – quando o dono, invariavelmente, quer descansar – para fazer algazarra. É verdade que a grande maioria dos ferrets consegue se adaptar razoavelmente bem aos horários do dono, mas quem deseja um animal de estimação mais ativo e "disponível" pode se decepcionar.
Não é preciso saber falar inglês para compreender: eis um ferret em uma perfeita demonstração do "sono da morte".
5-FERRETS TÊM PROBLEMAS DE SAÚDE como qualquer ser vivo. Eles podem adquirir doenças que afligem cães e gatos (como a cinomose, a raiva e inúmeros tipos de fungos e parasitas) e são particularmente suscetíveis a diversas espécies de neoplasia (insulinoma, linfosarcoma e lesão de adrenal sendo as mais frequentes), bem como a alergias, cardiopatias e problemas digestivos. Infelizmente, como se trata de um animal exótico e estranho ao País, nem todo veterinário brasileiro tem a formação e os conhecimentos necessários para tratá-lo – é preciso ter experiência com a espécie, as doenças e seus sintomas, as dosagens dos medicamentos, o esquema de vacinação e diversas técnicas cirúrgicas. Quem pretende ser um dono responsável deve, antes de adquirir o animal, verificar a disponibilidade de veterinários especializados na cidade onde mora!
6-FERRETS SÃO ANIMAIS GREGÁRIOS
. Na natureza, os mustelídeos vivem em bando e os ferrets, cujo processo de domesticação começou há muito menos tempo do que os dos cães e gatos, mantêm muitos comportamentos semelhantes aos de seus parentes selvagens. Eles precisam de contato regular com os membros de seu "grupo familiar" (isto é, os humanos) e podem se tornar emocionalmente dependentes do dono. Ferrets exigem muita atenção e prosperam apenas se recebem os cuidados apropriados – um ferret que se sinta ignorado ou negligenciado certamente ficará deprimido e doente. E os ferrets doentes exigem ainda mais cuidados, pois tendem a ficar anoréxicos e correr o risco de acabar desnutridos e/ou desidratados em questão de poucos dias.
7-FERRETS E CRIANÇAS NÃO COMBINAM. Muitas pessoas pensam em adquirir um ferret como o primeiro animal de estimação de seus filhos. Afinal, eles são pequenos, fofinhos, podem (embora não devam) viver em gaiola e são mais interativos do que hamsters ou tartarugas!... Ledo engano: o binômio criança pequena + ferret é totalmente imprevisível e receita quase certa de desastre. Uma criança pequena, ainda sem muito discernimento, pode deixar o ferret cair ou torcer seu frágil corpo, ferindo-o seriamente ou mesmo matando-o; em contrapartida, o ferret pode morder, mesmo que por brincadeira. Por isso, qualquer contato entre ferrets e crianças deve ser vigiado por adultos. Animais domésticos nunca devem ser usados como ferramenta para ensinar uma criança a ser responsável: eles devem conviver apenas com as que já o são.
8-FERRETS E OUTROS ANIMAIS PODEM COMBINAR – MAS NEM SEMPRE. Dependendo do temperamento e raça, é possível ensinar um cão ou gato a conviver pacificamente com um ou mais ferrets (e vice-versa); mas os roedores, aves e pequenos répteis, para esses pequenos carnívoros, são comida! É bom nunca esquecer que os mustelídeos são considerados os caçadores mais eficientes do reino animal...
9-FERRETS NÃO GOSTAM DE COLO. Salvo raras excessões – como no caso de alguns animais mais idosos –, ferrets possuem um temperamento naturalmente agitado e não apreciam ser agarrados ou ficar no colo. Alguns nem mesmo gostam de ganhar cafuné! Quem deseja um animal de estimação subserviente deve pensar em ter um cão.
10-FERRETS COMEM RAÇÃO DE FERRET e as boas rações, importadas, custam caro ou são de difícil aquisição (existem rações de fabricação nacional, mas nenhuma delas é de qualidade confiável e o excesso de corantes pode causar reações em alguns animais mais sensíveis). Sendo "carnívoros verdadeiros", eles necessitam de uma alimentação na qual a gordura e a proteína animal sejam os ingredientes predominantes. Além disso, também precisam consumir taurina, um aminoácido essencial também aos gatos e inexistente na ração de cachorro cuja deficiência pode ocasionar cardiopatias, cegueira e outros sérios problemas de saúde. Caso não seja possível oferecer ração específica, as melhores alternativas são, pelos valores nutricionais parecidos, a ração super-premium para gatos filhotes (mas não as rações para gatos adultos ou cães) ou a dieta natural, desde que supervisionada pelo veterinário. Fora a ração, é permitido oferecer, como agrado eventual, pedaços pequenos de frutas. Outros alimentos de consumo humano, como o chocolate, leite, doces e refrigerantes, podem causar problemas – o chocolate, por exemplo, contém teobromina, uma substância da família da cafeína que, dependendo da quantidade ingerida, pode vir a matar um ferret, cão ou gato.
11-FERRETS NÃO SÃO "INODOROS". Muito pelo contrário: eles possuem um odor almiscarado muito penetrante que, invariavelmente, impregna o ambiente em que vivem e com o qual nem toda pessoa consegue se adaptar. Suas glândulas adanais (formas vestigiais das mesmas glândulas que produzem o mau-odor característico dos gambás) são retiradas pouco após o nascimento, durante a cirurgia de castração, mas a pelagem, a urina (que cheira a amônia) e as fezes também contribuem para tornar o lar do ferret indiscutivelmente "cheiroso". Embora haja certos produtos que prometem minimizar o cheiro, as únicas soluções realmente efetivas para o "problema" são a higiene criteriosa do ambiente – é preciso trocar com frequencia as redes e cobertores e limpar diariamente a caixa de areia – e dar a menor quantidade de banhos possível para não estimular a oleosidade do pelo.
12-FERRETS SÃO TREINÁVEIS, MAS NEM TANTO. Apesar de serem admiravelmente inteligentes, esses pequenos podem ser muito reticentes quanto a aprender truques; eles conseguem compreender seus nomes e são capazes de responder a comandos, mas seu temperamento teimoso os torna relativamente desobedientes. Os ferrets também podem ser ensinados a usar a caixa de areia, como os gatos, mas nem sempre acertam a "pontaria": seu trato digestivo curto funciona muito rapidamente e nem sempre eles têm tempo de alcançá-la. O ideal é manter uma caixa de areia em cada cômodo no qual o ferrer vá transitar e torcer para que tudo dê certo.
13-FERRETS NÃO SÃO A BONECA BARBIE. Não é preciso comprar o casaquinho do ferret, o perfuminho, a casinha, a coleirinha... As lojas, no afã de vender, costumam empurrar ao dono neófito um monte de tralha caríssima, só pra ele descobrir, mais tarde, que seu ferret prefere mesmo um balde ou caixas de papelão. Como diz o item 1 desta lista, os ferrets são animais de manutenção cara... mas não é preciso jogar dinheiro no lixo.
14-FERRET NÃO PODE BRINCAR COM QUALQUER COISA. Uma atenção especial deve ser dispensada ao tipo de brinquedo oferecido a um ferret: ele deve ser de plástico ou borracha duros, sem partes destacáveis ou que possam ser mastigadas e engolidas. A obstrução do aparelho digestivo é um acidente muito comum e potencialmente mortal para um ferret, por isso é bom verificar periodicamente todos os brinquedos e tecidos aos quais ele tenha acesso. Sacos plásticos barulhentos também são particularmente divertidos, mas só devem ser oferecidos sob supervisão, para eliminar o risco de sufocação.
15-FERRETS SÓ ENTRAM NO BRASIL CASTRADOS. Isso acontece por exigência do IBAMA, como medida de proteção à fauna brasileira (principalmente do furdo ou furão brasileiro, um mustelídeo selvagem nativo) e também para evitar a agressividade e comportamentos indesejáveis como a marcação territorial. Além disso, as fêmeas de ferret não castradas que entram no cio e não cruzam podem apresentar uma condição característica da espécie que leva à morte por anemia.
16-FERRET DOADO É "BARATO QUE SAI CARO". Pedidos de doação de ferrets pululam nos foruns e listas de discussão. Mal sabem os solicitantes que, com muita frequência, gasta-se mais para cuidar de um ferret doado do que de um comprado! Ferrets oferecidos em doação quase sempre são animais de mais idade que já apresentam problemas de saúde. Na grande maioria dos casos, também foram tratados de forma inadequada durante toda a vida e, por estarem velhinhos e doentes, se tornaram um "estorvo" para seus donos. Doações de ferrets devem ser sempre vistas com desconfiança.
17-FERRET NÃO É BRINQUEDO. É um ser vivo que ama, sofre, sente dor, saudade, solidão. O bom dono é aquele que está disponível para uma relação de 5 anos ou mais, na saúde ou na doença, na brincadeira ou no soninho, no lambeijo ou na mordida. Pense bem antes de comprar um ferret por capricho ou impulso! Muitas vezes, deixar o animalzinho na loja pode ser a melhor opção.

sábado, 5 de dezembro de 2009

Ferret (Mustela Putorius Furo)

Os Ferrets são pequenos carnívoros descendentes da doninha europeia, e que estão junto do Homem à milhares de anos, quer pela sua habilidade para caçar, quer como animal de companhia.
Crê-se que foram domesticados pelos egípcios, mas existem outras provas que dizem que a sua domesticação pode ter ocorrido antes, na Grécia antiga.
Ao contrário do que as pessoas possam pensar, não são animais agressivos, embora tenham que ser ensinados, tal como se ensina a um cão ou gato, a não morderem.
Têm um cheiro almiscarado característico, mais acentuado nos machos do que nas fêmeas, e quando se sentem ameaçados, stressados ou excitados, podem largar um cheiro muito intenso e desagradável, mas que desaparece em minutos.

São animais muito curiosos e irrequietos. São bastante sociaveis, e adoram agitação, brincar com tudo o que se cruze no seu caminho, e meter-se em sarilhos, pelo que todo o cuidado é pouco.
Dormem cerca de 18 horas por dia, e quando estão acordados, compensam bem as horas de sono com as brincadeiras. Gostam de carregar para os seus esconderijos, pequenos "tesouros", que encontram por toda a casa, e comida. E têm uma aptidão incrível para fazerem asneiras, que inclui trepar, roer, fazer cair objectos, cavar, etc.

Podem aprender pequenos truques como usar o WC, e atender ao nome ou a um som que esteja associado a algo agradável.

Dados Biológicos

O tempo de vida médio dos ferretsé entre 6 a 8 anos, mas podem chegar aos 10. Em adultos, pesam entre 400gr a 2 kgs. O seu tamanho médio é entre 35 a 60 cm (cauda incluída), e varia consoante o sexo, tendo as fêmeas, cerca de metade do tamanho dos machos.
Não devem estar expostos a temperaturas superiores a 28ªC.
Atingem a maturidade sexual entre os 8 ou 12 meses, e a exposição prolongada à luz pode fazer com que tenham cios mais frequentes e precoces.
Quando entram no cio, as fêmeas devem acasalar, pois correm o risco de adoecer.
A gestação tem a duração media de 42 dias (40 a 44 dias), e podem nascer entre 1 a 15 crias, embora a média se situe entre as 6 e 8.

Cores

O pêlo dos ferrets pode ter diversas cores: sable, que é a mais comum, em que os tons variam entre os dourados e os castanhos, claros ou escuros. O pêlo tem duas cores, sendo a base clara e a ponta muito escura. O focinho é claro, mas têm uma "mascara" em redor dos olhos, mais escura; o albino, completamente branco e de olhos rosados; e o champagne, que é uma coloração clara, creme ou acastanhada, onde as patas são mais escuras que o resto do corpo.

Alimentação

Os ferrets devem ser alimentados com ração própria para eles, ou ração para gatinhos, mas de alta qualidade, devido às suas necessidades alimentares. Só estes tipos de rações oferecem ao ferret uma dieta rica em proteína animal, vitaminas e minerais, entre outros. Uma boa ração deve ter carne como primeiro ingrediente, e arroz em vez de milho. Deve conter também taurina entre os seus ingredientes.
Existem alimentos que eles não devem comer, tais como chocolate, doces, leite, cebola, e outros alimentos ácidos.
Os ferrets adoram receber recompensas de vez em quando, tais como bocadinhos de fruta e de carne cozida, suplementos vitaminicos, e outras guloseimas próprias para furões ou gatos. Mas atenção, porque as recompensas devem ser dadas com moderação.

Alojamento


O tamanho da gaiola para o ferret deve ser proporcional ao tempo que ele tem que passar lá fechado. Se um ferret passa muitas horas na gaiola, esta deve ser bem grande(cerca de 80x100x60cm) para que ele se possa mexer e brincar à vontade, se por outro lado, o ferret passa pouco tempo na gaiola, uma mais pequena (cerca de 60x60x40cm) é suficiente.
As gaiolas devem ter vários pisos, WC, comedouro, bebedouro, caminhas confortáveis, e brinquedos.

Higiene


Os ferrets tomam conta da sua própria limpeza diária, mas os donos gostam sempre de dar uma ajudinha para diminuir o odor.
Não se deve dar muitos banhos ao ferret, um a cada duas semanas é suficiente, e com um shampoo apropriado. Banho em demasia pode fazer a pele do ferret secar, e não resolve o problema do cheiro, até porque após o banho, o cheiro deles é ligeiramente mais intenso.
Entre os banhos, o furão pode ser limpo com toalhas de bebe.
As orelhas devem ser limpas frequentemente, para evitar mau-cheiro e problemas nos ouvidos (otites, ácaros,...). As unhas também necessitam de ser cortadas com alguma frequência. Todas as tarefas de limpeza devem ser efectuadas com bastante cuidado, para não machucar o ferret.

A gaiola deve sofrer uma limpeza profunda todas as semanas, com lavagem das caminhas, WC, brinquedos, e a gaiola em si, e durante a semana basta limpar os resíduos sólidos e líquidos, e mudar o litter sempre que necessário.
O bebedouro deve ser lavado sempre que se muda a água, assim como o comedouro.

Reprodução

A época de acasalamento vai de Março até Setembro. Quando a vulva da fêmea fica mais saliente e rosada, e quando os testículos do macho incham e descem ao escroto, é sinal que os ferrets estão prontos para acasalar. O cio pode durar até ao fim da época, e só passa quando acasalam, e podem nascer duas ninhadas por ano.
As fêmeas estão aptas para acasalar aos 6 meses, mas só é aconselhável depois dos 8 meses. O acasalamento entre os furões é longo e muito violento, e a fêmea pode ficar ferida no processo.
A ovulação ocorre cerca de 30 horas após o coito. A gestação dura entre 42 a 44 dias e podem nascer até 15 crias. O parto tem a duração de cerca de duas horas.
Durante a gravidez e o aleitamento, devemos ter especial atenção à alimentação da fêmea.
Quando as crias nascem, a fêmea encarrega-se de cortar o cordão umbilical, comer as placentas, e limpar os seus bebés.
Nos dois dias seguintes devemos reparar se está tudo bem, mas não devemos mexer nem nas crias, nem no ninho.

Quando nascem, as crias pesam entre 5 a 15 gramas, e medem entre 2,5 a 4 cm, são desprovidas de visão, audição e pêlo, e estão totalmente dependentes dos cuidados maternos.
As crias começam a ver e a ouvir entre os 22 e 36 dias, e a pelagem surge ao fim de uma semana.
O desmame ocorre entre as 7 e as 9 semanas, e pesam nessa altura entre 300 a 500gr. Os primeiros dentes rompem entre os 10 e os 14 dias após o nascimento, e a dentição definitiva surge entre os 47 e os 52 dias de vida.

Para evitar épocas de cio complicadas e nascimentos indesejados, os ferrets podem ser esterilizados, mas nunca antes dos 8 meses.

Nota:
Algumas das informações acima não são precisas pq o ferret e um animal q tem q estar castrado ou esterelisada antes da entrada no Brasil.

O Diário de um Ferret

1ª semana: Hoje completei uma semana de vida. Que alegria ter chegado a este mundo! Como tudo é colorido e belo...

2ª semana: Minha mamãe cuida muito bem de mim. É uma mãe exemplar! Me lambe todo e me pega pelo cangote quando acha que vou aprontar... Mas não dói, eu só fico paralisado. Adoro mamar, sou o mais gordinho da ninhada!

3ª semana: Hoje me separaram da minha mamãe. Ela estava muito irrequieta e, com seu olhar, disse-me adeus. É, acho que nunca mais vou revê-la. Espero que a minha nova "família humana" cuide tão bem de mim como ela o fez. Confesso que estou assustado, com muito medo!

1 mês: Viajei muito, mudei de país. Estou em uma gaiola com outros da minha espécie e não sei direito qual vai ser o meu destino. Dizem que sou o "bicho da moda" e muitas pessoas vêm nos olhar e querem nos fazer carinho! Nossa, como somos amados!

2 meses: Como dizem os colegas de "Carandiru", ganhei a condicional, ou seja, fui comprado! Uau, parece que sou caro. Portanto devo valer muito. Tenho a sensação de que serei muito feliz!

6 meses: Cresci rápido, tudo me chama a atenção. Há várias crianças na casa e para mim são como "irmãozinhos". Somos muito brincalhões, eles me puxam o rabo e eu os mordo de brincadeira.

7 meses: Hoje me deram uma bronca. Minha dona se incomodou porque fiz "caquinha" fora do lugar. Mas o lugar que eu costumo usar estava todo sujo, não havia mais espaço... Não consegui aguentar!!! Ah, mudaram a minha comida. Disseram que a de gato é igual e beeeeeem mais barata! Tudo bem, me adapto facilmente e amo a minha família! Faria tudo por eles...

8 meses: Sou um Ferret feliz! Tenho o calor de um lar, sinto-me tão seguro, tão protegido... Acho que a minha família humana me ama e me consente muitas coisas. O pátio é todinho para mim e, às vezes, me excedo, cavando instintivamente a terra como meus antepassados. É a terra de uns tais "vasos de estimação" da minha dona. Ouço uns gritos mas ninguém nunca me chama a atenção. Deve ser correto tudo o que faço.

1 ano: Hoje completei um ano. Sou um Ferret adulto. Meus donos me deixam cada vez mais tempo preso na gaiola, mas me tiram para mostrar quando vem visita em casa. Que orgulho devem ter de mim!

1 ano e 1 mês: Fico todo o tempo na gaiola, ninguém sequer olha mais para mim. Quase não consigo esticar as patinhas, estou ficando enferrujado sem exercício. Que ironia, me colo nas grades de manhã em busca de um raio de sol e tenho que me esconder no fundo da redinha puída (é a mesma que veio junto quando me compraram) e cheia de buraquinhos à tarde, quando quero alguma sombra. Meus donos dizem que dou muito trabalho. Não compreendo nada do que está acontecendo.

1 ano e 3 meses: Já nada é igual... Colocaram a minha gaiola lá no fundo do quintal, sob uma telha de amianto. Como esquenta, fica abafado! Às vezes me falta o ar... Sinto-me muito só. Minha família já não me quer! Às vezes esquecem que tenho fome e sede. Quando chove, o vento traz a chuva e me molho todo. O que será que fiz de tão errado para ser assim castigado? Tento chamá-los para brincar, mas ninguém me ouve. Queria tanto dizer a eles o quanto os amo...

1 ano, 4 meses e 1 dia: Hoje me tiraram do fundo do quintal. Estou certo de que minha família me perdoou. Eu fiquei tão contente que pulava com gosto. Meu rabo parecia um ventilador. Além disso, vão levar-me a passear em sua companhia! Nos direcionamos para a rodovia e, de repente, pararam o automóvel. Abriram a porta e me soltaram. Saí correndo feliz, pensando que passaríamos nosso dia no campo. É um parque!!! Não compreendo porque fecharam a porta e se foram. "Ei, eu fiquei, me esperem, quero colo..." Corri sem rumo, muito assustado. Vi o carro se afastando, tentei ainda segui-lo. Minha angústia crescia ao perceber que quase perdia o fôlego e eles não paravam. Haviam me esquecido!

1 ano, 4 meses e 2 dias: Procurei em vão achar o caminho de volta ao lar. Estou só e sinto-me perdido! No meu caminho existem pessoas que sequer sabem o que eu sou! Me chamam de rato, gritam, parece que sou perigoso!!! Estou com fome e com sede. Achei uma espécie de lago, bem grande. Tomo água ali. Uma velhinha sentada em um banco me acha engraçado, diz que sou um "esquilinho bonitinho" e me dá pão. Eu como e agradeço com o meu olhar, do fundo de minha alma. Como eu gostaria que me adotassem: seria leal como ninguém! Mas somente dizem: "Que bicho esquisito, será que morde?"

1 ano, 4 meses e 3 dias: Hoje muitas crianças vieram ao parque. Lembrei-me dos meus irmãos humanos e bateu uma saudade louca. Me aproximei de um grupo deles que, rindo, me jogou uma chuva de pedras "para ver quem tinha melhor pontaria". Uma dessas pedras feriu-me o olho e, desde então, não enxergo com ele. Sobrevivo já há três dias milagrosamente (já que sou um animal bastante frágil) de migalhas e restos que encontro por aí.

1 ano, 4 meses e 4 dias: Parece mentira. Quando eu era filhote, lindo e esperto, todos me adoravam. Agora ninguém tem compaixão de mim. Já estou muito fraco, meu aspecto mudou. Perdi o meu olho e ando meio cambaleante, acho que quebrei uma patinha. As pessoas me ameaçam quando pretendo deitar-me num pequena sombra ou chegar perto. Sinto que minhas forças se esgotam e minha barriguinha dói muito. Tenho medo!

1 ano, 4 meses e 5 dias: Quase não posso mover-me! Hoje, ao tentar atravessar uma das clareiras do parque, um homem me chutou. Pegou de raspão mas me jogou longe! Nunca esquecerei o olhar de satisfação dele, que até se vangloriou por acertar-me. Como queria que tivesse me matado! Mas só me deslocou as cadeiras! A dor é terrível ! Minhas patas traseiras não me obedecem e com dificuldade arrastei-me até a relva, na beira do caminho. Faz cinco dias que estou embaixo do sol, da chuva, do frio. Comi muito pouco, nunca havia experimentado nada a não ser ração. Já não posso me mexer, a dor é insuportável! Estou me sentindo mal, fiquei num lugar úmido e parece que até o meu pêlo está caindo... Algumas pessoas passam e nem me vêem; outras dizem: "Credo, não chegue perto".

Já estou quase inconsciente, mas alguma força estranha me faz abrir os olhos. A douçura de sua voz me fez reagir. "Meu Deus, um furão. Coitadinho, olha como te deixaram", dizia... Senti uma mão bondosa me pegando no colo e me envolvendo em algo quentinho e macio. Apaguei. Quando acordei, um senhor de avental branco estava me tocando e disse: "Sinto muito, senhora, mas este Ferret já não tem remédio. É um milagre estar vivo!". "Está muito machucado, é melhor que pare de sofrer". A gentil dama, com as lágrimas rolando pelo rosto, concordou. Como pude, mexi o rabo e olhei-a, agradecendo-lhe que me ajudasse a descansar. Em um último esforço, consegui lhe dar uma lambidinha no nariz... Não emiti nenhum ruído, docilmente me submeti à picada da injeção e dormi para sempre. Meu último pensamento foi: porque tive que nascer se ninguém me queria?

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Confundidos com furões, ferrets começam a conquistar brasileiros

Quando o advogado Marcelo Laudisio chegou em casa com um ferret, a família levou um susto. Afinal, todos estão acostumados com cães e gatos como animais de estimação. Confundido com um furão, o bichinho estranho e meio desengonçado logo conquistou a todos.
Oito anos depois, a família possui três ferrets. O amor é tanto que a dona da casa, a pediatra Sílvia Laudisio, tatuou a imagem do animal no ombro esquerdo. "Eles são apaixonantes."
Newton Santos/Hype/Folha Imagem
Bons animais de companhia, os importados ferrets, confundidos com os populares furões, começam a conquistar os brasileiros
Júnior, 5, Babi, 3, e Téo, 1, passam o dia em uma gaiola própria para ferrets. À noite, ainda cheios de energia, o trio é liberado e brinca livremente no quintal do sobrado da família, ao lado da gata Garfilda, 2, e das cadelas Nikita, 4, e Kika, 2. "Todos se dão bem. Nunca tivemos problemas", conta a advogada Cláudia Laudisio, 25, irmã de Marcelo.
Os ferrets têm um comportamento peculiar. "Em geral, eles são agitados. Gostam muito de brincar, saltar e explorar o ambiente. Adoram receber colo, mas, ao mesmo tempo, são independentes", explica André Grespan, 35, proprietário da clínica Wild Vet, especializada em animais exóticos. "São uma mistura de cão e gato."
A curiosidade é uma característica marcante do ferret, e pode ser perigosa. "Eles adoram se enfiar em buracos, por isso todo o cuidado é pouco com banheiros e áreas de serviço, gavetas e até janelas", diz André.
Fácil de lidar, o ferret é uma ótima opção para quem vive em apartamento -ocupa pouco espaço, exige manutenção simples e aprende rápido a fazer suas necessidades nos locais indicados. "No dia a dia é somente água, comida e limpeza da casinha. Só não aconselho deixá-los soltos pela casa quando estiverem sozinhos", alerta André.
Uma dificuldade para os criadores é a falta de veterinários especializados. Assim como outros pets, eles devem ser vacinados contra cinomose e raiva, mas com vacinas próprias. Deve-se também evitar o contato do ferret com pessoas gripadas, pois ele é suscetível a gripe humana.
Pet importado
O ferret (Mustela putorios) é popularmente conhecido como furão no Brasil. Apesar dos dois nomes serem usados como sinônimos, eles representam bichos diferentes. O ferret é um animal de estimação exótico importado dos EUA, já o furão (Galictis cuja) é brasileiro. Não se tem notícia da criação doméstica do furão no Brasil, mas ela é controlada pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).
Newton Santos/Hype/Folha Imagem
A advogada Cláudia Laudisio, 25, e sua mãe, Sílvia, com seus ferrets de estimação, que brincam com uma gata e duas cadelas
Segundo as regras do órgão, os ferrets precisam ser castrados ainda nos EUA, e só podem ser comercializados no Brasil por locais licenciados. Além disso, eles devem ter retiradas as glândulas de odor. "Eles são uma espécie de gambazinho, por isso é feita a extração", diz André.
Apesar de pouco comum no Brasil, a domesticação dos ferrets é antiga. Segundo historiadores, o animal é originário do Egito, onde era usado para caçar pequenos roedores há mais de 2.000 anos. A habilidade de caçador também foi o que os levou para os EUA, por serem usados para eliminar ratos nos navios.
Por lá, é comum ter um ferret de estimação. Segundo estimativas, é o pet de cerca de 9 milhões de lares americanos. Tornou-se o terceiro animal mais vendido em pet shops nos EUA, perdendo apenas para cães e gatos.
No Brasil, os ferrets começaram a chegar no final dos anos 1990, mas ainda são pouco disseminados. "Há cinco anos, houve um aumento nas vendas, mas a maioria das pessoas nunca viu um ferret na vida", afirma André.
Devagar, eles vão ganhando terreno. A importadora Propet não divulga o número de animais que traz para o país, mas informa que são algumas centenas por ano. Na clínica Pet Place, há 1.500 desses "clientes" cadastrados. "Quem tem um sempre acaba comprando outros", afirma o veterinário Renato Miracca, 44.
Por serem agitados e demandarem atenção, proprietários experientes aconselham a criá-los em duplas. "Um ferret dá o mesmo trabalho que dois, e dois dão menos trabalho que um cão ou um gato", resume a fisioterapeuta Elisa Shigeoka, 34, que tem no currículo cinco bichinhos.
Ela aplaude a popularização, mas se ressente de uma coisa. "Eles morrem rápido." O ferret frequentemente é acometido de tumores na velhice. Vive entre seis e dez anos. Metade do tempo médio de vida de gatos e cães.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Preços

Andei pesquisando os preços de umas coisas para ferrets. Ai vai a lista e seus preços:
-RAÇÃO MARSHALL FERRET DIET 1,8 KG R$ 78,90
-COMFORT HARNESS PEITORAL C/ GUIA MED R$ 22,50 e a pequena R$ 20,00
-COZY HAMMOCK REDE FORRADA P/ FERRET R$ 21,60
-GAIOLA P/ FERRET MAXI EPOXI R$ 245,50
-FERRETRAIL FLEX-E-FUNNELS R$ 68,80
-PLAY TUNNEL P/ PEQUENOS ANIMAIS R$ 18,90
-Areia sanitária (unidade) R$ 12.75
-Caixa sanitária triangular (unidade) R$ 13.08
-Furovite vitamina (unidade) R$ 22.96
Anti bola de pêlo Ferret Lax (unidade) R$ 24.46
Oleo vitaminico para pêlo Furo tone (unidade) R$ 30.56
PET SOCIETY, SHAMPOO NEUT.DE ODORES (410ml) R$ 22,90
isso tudo da R$ 583 se o tamanho da coleira for media.
a ração de ferrets pode ser substituida por ração para gatinhos.mais o preço do animal q e cerca de 200 a 1000 reais. e fora a primeira consulta e as vacinas. q pode ser 783 se o animal custar 200 ate 1583 se o animal custar 1000;

Preços fixos:


Areia sanitária (unidade)R$ 12.75
Ração Marshall ( 1,8 KG ) R$ R$ 78,90
Furovite vitamina (unidade) R$ 22.96
Anti bola de pêlo Ferret Lax* (unidade) R$ 24.46
oleo vitaminico para pêlo Furo tone (unidade) R$ 30.56

PET SOCIETY, SHAMPOO NEUT.DE ODORES (410ml) R$ 22,90

O total dessas coisas q precisam ser compradas mais vezes e R$ 192,53

Quantidades:

-A quantidade de ração que um ferret consome, depende do tamanho, idade, sexo, saúde. O Anti -bola de pêlo precisa ser dado ao ferret a cada 2-3 dias durante a troca de pêlo (verão e -inverno).

- O suplemento vitaminico e o óleo podem ser oferecidos semanalmente.

Como cuidar de um Ferret Idoso

Quão velho é velho?
Um ferret é considerado “meia idade” aos 4 a 5 anos. Um ferret é idoso aos seis anos de idade. Um animal que atinge 8-9 anos é bem velho. Mas se você não souber a idade do seu Ferret ? Até mesmos alguns veterinários ficam incertos como determinar a idade de um ferret.
Experts determinam a idade de um ferret olhando cuidadosamente para os longos dentes caninos superiores. (Você precisará arranhá-los para conseguir ver bem). Um ferret com menos de 1 ano tem os dentes caninos brilhantes e solidamente brancos. Entre 1,5 a 2,5 anos, você começará a ver que a ponta dos dentes irá se tornar um pouco amarelada e quase transparente. Entre 3 a 4 anos esta transparência se tornará mais pronunciada e começará a subir pelo dente.
Aos 6 anos o dente pode estar definitivamente amarelado até próximo a gengiva e talvez você comece a ver que alguns dos pequenos dentes no maxilar inferior não estão mais lá. Se você puder comparar os dentes do seu ferret com o de outro ferret cuja idade você tem certeza, você verá as diferenças.
Mudanças físicas
Há definitivamente diferenças físicas entre um ferret idoso e um jovem. Um ferret idoso dorme muito mais e brinca por um período menor. Quando um ferret se torna muito velho, ele ou ela pode dormir quase o tempo todo.
Ferrets idosos perdem tônus muscular e podem se sentir fracos quando você os levanta. Eles podem raramente correr e não serem mais capazes de escalar coisas. Ann Baker Salafia, uma experiente dona de ferrets idosos que mora em Fairfield, Connecticut, diz “Eu poderia colocar plantas sobre suas gaiolas se quisesse!” Ela mostra que ela não arriscaria colocar plantas no chão - não uma planta que ela quisesse manter. “
Como pessoas , o pêlo de um animal idoso pode ficar ralo, quero dizer: “nós os perdemos em nossas cabeças, eles os perderão no fim das costas”. A pele deles, especialmente depois de perderem o pêlo, poderão se tornar mais seca e mais sensível. Rabos poderão perder totalmente o pêlo. Eles poderão começar a desenvolver problemas dentais e a ter dificuldade para comer ração seca. Artrite poderá causar dificuldades em ficar de pé ou andar. Eles poderão se tornar cegos ou começarão a ter uma audição difícil. Entre 4 a 6 anos você provavelmente notará que doenças serias irão se desenvolver, como doença adrenal, insulinoma ou doença de coração.
Eu não posso enfatizar o suficiente a importância de seu conhecimento e lealdade em ajudar seu animal a ter uma velhice bem confortável. Reconhecer uma mudança física que pode ser um sintoma de doença é o passo mais importante. Aprender o máximo possível e colecionar artigos médicos! Porém seu ferret pode não ter um problema especial agora, mas ele eventualmente poderá adoecer e essa informação será inestimável.
Ajustando para as deficiências
Você precisará adequar a casa do seu animal para suas habilidades físicas. Artigos nesta série como “vivendo com um ferret surdo e cego! discute maneiras de fazer com que animais deficientes tenham uma vida mais fácil. O ambiente de um ferret idoso precisa ser cuidadosamente planejado. Carol,Levy, co-fundadoras do Clube do Proprietário de Ferret Preocupado , agora com sede em Tupper Lake, New York, diz que viver com um ferret idoso é uma “continua experiência de aprendizagem”.
Eles não serão mais aptos a subir as rampas da gaiola. Podem não conseguir subir em sua cesta favorita e pode ter problemas em andar num chão escorregadio. Você precisará adequar suas gaiolas para que tudo o que o velhinho precisar esteja no piso térreo, e esteja certo de que o acesso para entrar seja fácil. Procuro por cestas que estejam um pouco “arranhadas” - um animal idoso pode ter problemas em se coçar e se há alguma coisa em que eles possam se esfregar será bem vindo.
Tapetes infantis dão uma amaciada extra no local onde eles dormem. Espalhe também alguns pedaços de carpetes, que irão ajuda-los a caminhar, e não coloque coisas importantes como , comida , caminha e a caixinha sanitária, longes umas das outras.
Tenha certeza que estes tapetes são laváveis! Um animal idoso com fraqueza nas patas traseiras, terá dificuldades de se levantar quando faz as necessidades. Eles podem até começar os tapetes para se apoiarem melhor. Costumo usar grandes pedaços de carpete de borracha. Pode ser cortado em pedaços pequenos que precisar e limpa fácil na máquina da lavar roupas. (para evitar destruir a borracha, deixe secar ao ar livre ou use secador de cabelo frio.
Mesmos se seus velhinhos estejam determinados a usa a caixinha sanitária, ele ou ela podem ter dificuldades em entrar ou chegar na caixinha a tempo. Veja se a caixinha tem as laterais baixas e corte se precisar - coloque mais caixinhas sanitárias onde quer que eles estejam. Eu uso jornal como sanitário. Se o animal estiver bem velhinho, colocar toalhas de papel sobre o jornal da a eles maior firmeza. Seja piedoso com seu velhinho, ele não tem como evitar alguns “erros” e nós apenas podemos esperar que quando ficarmos velhos e incontinente, alguém irá nos tratar com a mesma paciência e doçura.
Levy mencionou que um ferret idoso é muito mais sensível ao calor e ao frio. Enquanto eles dormem perto do aquecedor no inverno, é preciso mantê-los fresco no verão. “ Eles são mais suscetíveis à insolação do que ferrets jovens”, e não devem ser mantidos em temperaturas acima de 32ºC. Ela também menciona que luz natural é ótima para todos os ferrets, não só para os idoso. Se eles tiverem que ser mantidos com luz artificial, compre lâmpadas de alto espectro. “os ferrets vão direto pra lá”, diz ela, “como se eles pudessem sentir a diferença”.
Um lugar quentinho, iluminado e limpo é coisas tão importante para um ferret idoso, quanto para um humano idoso. Por favor não coloque um animal que possa ter artrite em um porão umido ou pior do lado de fora. Você colocaria sua avó em uma barraca na garagem ? Se sim, então espero que ela de bata com sua bengala !! Um animal idoso não pode te dizer se esta se sentindo desconfortável - VOCÊ deve pensar no conforto dele.
Mudanças emocionais
O nível de energia de um ferret idoso é extremamente diferente de um bebe. No abrigo da Ferret Association de Connecticut, nós temos dois abrigos separados. Um para animais jovens. Outro, quentinho e cheio de sol, é o “ Quarto das Senhoras Maduras”. Regulares voluntários constantemente observam “na atmosfera diferente” em cada área. Pessoas sempre brincam com os mais jovens primeiro, ficando ambos exaustos. Depois eles vão para os velhinhos, onde todos ficam felizes em sentar calmamente num colo quentinho. É um lugar calmo, cheio de paz e agradável.
Os dois grupos são separados intencionalmente a fim de evitar stress nos animais idosos. “Eles não agüentam os mais novos”, diz Salafia. Ferrets jovens podem brincar muito duramente e perturbar os mais velhos. No entanto um outro calmo ferret pode dar a eles a companhia que procuram, e também dar proporcionar um sono quentinho ao lado de um amigo. Até para os ferrets que realmente não gostam dos outros, acredito ser melhor ter uma companhia por perto .
Um pouquinho de tensão pode ser benéfico; eles ainda podem curtir novas coisas e lugares. Mas observe cuidadosamente suas atividades ou modo de se alimentarem, para que não sofram abruptas alterações por mudanças em seu meio ambiente.
É muito difícil para um ferret idoso perder seu ou sua casa ou ser abandonado por seus donos. Quando um ferret com mais de 5 anos dá entrada no abrigo, eles se mostram tristes e confusos. O pior é quando há uma possível doença, freqüentemente aparece de seu sofrimento e um animal anteriormente sadio, se torna doente.
Ferrets idosos imprimem suas marcas pessoais ao seu modo. Diz Salafia “ Eles já decidiram o que fazem o que não gostam e não há negociação. Você será gratificado pela sua flexibilidade. “ Um ferret idoso é grato por tudo o que você fizer a ele,” afirma Salafia. Carol Levy concorda, “ Eles realmente retribuem seu amor” Animais idosos que nós recolhemos aqui no abrigo confirmam estas observações. “ Animais idosos que nós acolhemos aqui no abrigo confirma estas observações.
Para todos aqueles que têm em mente o mito de sobre “ laços afetivos com bebês”, minha experiência mostra que nenhum ferret criará mais laços afetivos com você do que um idoso.
Gostar de carinho é um dos maiores tesouros de um ferret idoso. Pessoas inexperientes com ferrets geralmente me dizem “ Ah, eu quero um bebê para que u possa fazer carinho”. Donos experientes riem - muito sobre este comentário. Como beija-flores peludinho, bebês ferrets estão sempre em movimento sempre que estão acordados. A última coisa que querem é ficarem no colo.
Enquanto cada ferret é diferente, muitos se tornarão com a idade“viciados em colo”.A pequena , idosa Bear dorme em meu colo por horas, enrolada em um flanela, enquanto escrevo relatórios ou assisto a um filme. Se preciso sair, apenas a coloco numa almofada e quando retorno a transfiro novamente para o meu colo. Quantos jovens fariam isto?
Tempo de se comprometer
Ferrets idosos podem dar muito trabalho. Ann Salafia gasta mais tempos com seus ferrets velhinhos do que com os jovens. Carol Levy sente que precisar prestar muito mais atenção a qualquer mudança em seus hábitos ou saúde física.
No abrigo do FACT, enquanto os mais jovens ficam em um quarto no primeiro andar junto ao escritorio, o “Quarto das Senhoras maduras” fica localizado próximo a os nossas acomodações, assim o animal pode ter cuidado monitorado que precisa. Voê poderá ter seu estilo de vida restringido. Um animal idoso e doente pode precisar de seus remédios em horários rigorosos. Se o ferret estiver tendo dificuldades em comer ração seca, ou tenha hiploglicemia ou insulinoma, precisará de uma alimentção suplementar.
Não posso mais deixar a casa por mais de 8 horas sem deixar um voluntário ou babá para alimentar os ferrets doentes. - e há momentos, com um animal doente em particular, que precisa ser alimentado a cada 4 horas (Ex: Raja -N.T(1)). Se você trabalho em tempo integral ( e não tem um chefe que a entenda como o meu), isto pode ser um problema sério. Salafia acrescenta que você deve esolher bem uma babá com experiência e atenciosa para cuidar dos animais em sua ausência.
O veterinário deve ser cuidadosamente escolhido. O veterinário deve ter conhecimento sobre denças mais comuns que acometem ferrets idosos . Quando um ferret tem 4 anos ou mais, eles precisar visitar um veterinário pelo menos duas vezes por ano, a fim de ajudar a pegar cedo qualquer doença que esteja se desenvolvendo.
A despesa monetária para cuidar de um ferret idoso pode ser bem grande. Levy acredita “ Você pode esperar aproximadamente (2)R$ 600,00 em cirurgias”. Eu digo aos proprietários de ferrets jovens, “ comece uma poupança para eles agora!” Enquanto um check up para ferret é raramente tão caro quanto para outro animal de estimação, os valores podem aumentar bastante. Frequentemente eu recebo ligações de proprietários de ferrets me perguntando , “ Será que não há um fundo que possa me ajudar a pagar as despesas do veterinário( (1) graças a Deus aqui no Brasil a gente se ajuda né.), Não , não há, VOCÊ deve ter um pouco de consideração e separar algum dinheiro ou negociar com um veterinário ( a maioria dos planos de saúde para animais não cobrem ferrets)
As coisas boas
Há proprietários experientes que estão “viciados” em ferrets idosos. Muitos do FACT Foster, que cuidam de animais idosos no Programa Foster, dizem que não podem ficar sem um velhinho em casa. Eles sofrem quando eles partem.......mas dentro de poucas semanas (algumas vezes dias!) eles aparecem na minha porta , meio acanhados, procurando por outro animalzinho de estimação. Estas são pessoas corajosas e maravilhosas - mas eles sabem que um ferret idoso pode ser o melhor de todos.
Ferrets idosos fazem uma série de adoraveis barulhinhos. Bear faz “gurk” todas as vezes que ela tem algo a dizer, o que é bem frequente. Como alguns humanos idosos, ferrets idoso algumas vezes tem fases que não param de falar. Eles irão fazer algo como gorjear ou quase ronronar. Como Bear, seu velhinho pode se sentar bem quietinho no seu colo por horas, pedindo nada mais do que a sua companhia.
Quanto mais velho ele ou ela se tornar, menos problemas seu ferret irá causar. Lugares a prova de ferret se tornará fácil. Se você tem barreiras em casa,pode reduzi-las. Você pode ate se livrar completamente da gaiola - seu velhinho não irá morder seus dedos do pé no meio da noite. Nem irão começar a comer seu tênis. Você poderá ter plantas novamente! E você não terá um meia roubada em ação entre os poucos segundos de tira-la da gaveta e coloca-la nos pés. Talvez .........apesar de tudo eles não velho, mas ainda são ferrets! Ferrets idosos podem ser doces e gentis. Frequentemente nós, que amamos os velhinhos, os amamos ainda mais do que os enérgicos jovens.
“Há tanto o que VOCÊ pode fazder para que eles vivam mais e melhor”, diz Levy. “ Você realmente pode fazer diferenças em suas vidas.” Algumas pessoas ainda são frequentemente desinformadas sobre a alegria de ter um ferret idoso. Um amigo que costumava ter um abrigo de ferrets recebeu uma vez uma ligação de uma pessoa que queria trocar um ferret idoso por dois jovens.
Não posso pensar em nada mais triste e cruel do que alguem que abandona seu animal de estimação quando este fica velhinho, após curtir sua juvnetude e vigor. Ann Salafia, Carol e eu (e eu, a tradutora Paty(3)) TODAS concordamos que não importa o quanto custará a você, cuidar do seu ferret idoso lhe será pago mil vezes mais.

CHEGANDO EM CASA

Agora que seu Ferret está em casa, chegou a hora de conhecê-lo. Lembre-se de que, mesmo acostumado às pessoas, ainda trata-se de um bebê. Portas que batem, telefones que tocam, a sensação de estar sozinho são experiências novas para ele. Ele não deve ser carregado para toda a parte para que você o mostre a todos os conhecidos. Ele precisa de tempo para conhecer toda a família. Além do mais ele só pode passear na rua após receber todas as doses de vacinas no veterinário, o que ocorre por volta dos 4 ou 5 meses de idade. Os seus vizinhos devem saber que você possui um Ferret e que aparência ele tem, isso é muito importante, sobretudo se ele se perder, pois poderá ser facilmente identificado. Sua casa deverá ser "à prova de Ferrets", pois esses animais são extremamente curiosos e vão inspecionar cada novo lugar. Cuidado com buracos com mais de 2.5 cm X 2.5 cm, os Ferrets têm o corpo extremamente flexível e adoram entrar em locais aparentemente inacessíveis. Seu acesso à casa deve inicialmente ser limitado, aumentando progressivamente com o passar do tempo. Inicie com um quarto ou um banheiro, por exemplo (lembre-se antes de observar os ralos e deixar a bacia sanitária com a tampa fechada); procedendo desta maneira será mais fácil educá-lo e ensiná-lo a usar a bandeja sanitária. Você deve acariciá-lo, brincar como se ele fosse um cãozinho, carregá-lo bastante no colo. Permita que ele o mordisque enquanto brinca; o Ferret adora uma luta livre! Caso ele o machuque, seu Ferret deverá aprender que está errado, e até que ponto pode ir. Sempre converse com ele de forma amigável antes de pegá-lo no colo, você parece um sujeito bem grande do ponto de vista de um Ferret. Caso ele esteja dormindo, deixe que ele se alimente e vá ao banheiro antes de segurá-lo no colo. Deve ser providenciada água fresca sempre disponível, ração seca e umedecida, pois seu filhote ainda está em um período de transição em sua dieta. A ração umedecida com água deve ser aos poucos substituída pela ração seca. Seu Ferret deve estar totalmente adaptado com a ração seca por volta da 12a a 13a semana de idade. É muito importante que seu animal possua uma gaiola. A gaiola é sua proteção, seu lar, seu cantinho.