Bicho do Momento

O pet do momento é o YORKSHIRE

sábado, 28 de novembro de 2009

O que são ferrets? Eles são bons animais de estimação?

O Ferret, Mustela putorius furo, é um animal parente do conhecido furão aqui do Brasil. Trata-se de um pequeno carnívoro. Não é um roedor, como muitas pessoas pensam. Também não é um animal silvestre. Os ferrets foram domesticados antes mesmo dos gatos, no Egito. São tão domésticos que morreriam se fossem deixados livres, pois não sabem procurar comida sozinhos. Antigamente os europeus usavam o Ferret para caçar pequenos roedores, como esquilos e coelhos.

Ferrets são animais domésticos, primos das doninhas, gambás e lontras. Outros parentes são os visons, arminhos, doninhas européias, texugos, ferrets de pés pretos, doninhas fétidas e "pescadores". Não são roedores, taxonomicamente estão entre gatos e cachorros, um pouco mais perto dos cachorros. São amigáveis e excelentes animais de estimação. Se você nunca viu um ferret, imagine um animal de personalidade entre gatos e cachorros, mas bem menor. Eles não enxergam muito bem, mas têm excelentes audição e faro. Alguns gostam de ser abraçados e ficam no colo, outros são mais independentes - isso varia muito, como em qualquer outro animal. Não confunda o verdadeiro furão (o ferret) com o que freqüentemente é chamado de "furão brasileiro" - trata-se de outra espécie diferente, cujo nome correto é furdo. Os furdos não podem ser domesticados, e manter um furdo é considerado crime ambiental.

Qual a vantagem dos ferrets como animais de estimação?
Eles são muito divertidos. São muito brincalhões, entre si e com você, e quase não perdem esse temperamento ao envelhecer. Um ferret ou melhor, dois ou mais pode ser um ótimo entretenimento. Eles são mais espertos que cachorros e gatos, ou pelo menos parecem. Também são muito curiosos e incrivelmente determinados, o que faz parte do seu charme, mas pode nos incomodar um pouco. Amigáveis, os ferrets conhecem e amam o dono, ainda que para alguns deles possa levar cerca de um ano para que realmente haja esse sentimento.

Eles podem ser treinados para usar uma caixa de areia e fazer truques, e a maioria deles adora passear com o dono, no ombro ou numa bolsa. Dormem muito e não se incomodam em ficar em lugares pequenos (uma gaiola, por exemplo, ou uma bolsa de transporte) por um tempinho, embora precisem correr e brincar por pelo menos algumas horas diariamente. Um ferret "filho único" não ficará terrivelmente solitário, mas o prazer em ver dois ou três brincando juntos supera de longe o pequeno trabalho adicional que acarretam. Descontando os acidentes, o normal é que um furão doméstico viva por 6 a 8 anos.

Ok, quais as desvantagens?
Ferrets têm muitas vantagens como animais de estimação, mas também têm seus pontos negativos. Assim como filhotes de gato ou cachorro, eles requerem muitos cuidados e treino no início. São mais "trabalhosos" que gatos, exigem mais do seu tempo e sua atenção. Ferrets têm seu próprio e peculiar cheiro, o que incomoda algumas pessoas, e muitos deles não "acertam" a caixa de areia tanto quanto os gatos. Ainda que a maioria dos ferrets se dê bem com gatos e cachorros, não se pode garantir isso, portanto se você tem animais grandes e agressivos (particularmente cães de caça), lembre-se disso. Da mesma forma , crianças e ferrets se agitam muito facilmente, e a combinação dos dois pode ser exagerada.

O custo de aquisição e manutenção de um ferret é alto no Brasil. Todos os animais são importados, já que a procriação da espécie é proibida no país. Todas as rações de qualidade são importadas, pois até hoje nenhum fabricante nacional está oferecendo uma ração que atenda as exigentes necessidades alimentares da espécie. As rações atualmente existentes são pobres em sua formulação, possuem corantes em excesso, e não possuem nutrientes em níveis razoáveis.

Não devemos esquecer que, por se tratar de um animal considerado exótico no Brasil, não é qualquer veterinário que saiba atender um furão com problemas de saúde, mesmo quando os sintomas são absolutamente claros para alguém com um mínimo de informação. Ainda encontramos muitos profissionais que não tratam a espécie corretamente, levando o animal à morte por imperícia. Existem vacinas específicas para a espécie, e tanto uma simples consulta como a vacina pode ser bem mais cara que a de um outro animal de estimação. Antes de adquirir um ferret, tenha certeza que na sua cidade tenha ao menos um veterinário com experiência com a espécie, e que exista ao menos uma loja que sempre tenha a ração específica estocada.

A esmagadora maioria daqueles animais que não sofrem algum acidente fatal, acabam morrendo em decorrência de algum tipo de câncer. Muitos tipos de câncer podem ser tratados, ou por cirurgia ou por medicação, ou por ambos. Seja qual for o caso, esteja preparado para pagar pela cirurgia e/ou tratamento o dobro daquilo que pagou pelo ferret filhote quando o pegou na loja. Se você não tiver uma boa saúde financeira, não adquira um ferret.

Finalmente, a importância de que os ambientes sejam à prova de ferrets deve ser enfatizada. Ferrets são menos "destrutivos" que gatos, mas adoram se enfiar dentro de TUDO, então para deixá-los soltos deve-se ter certeza de que eles não vão se machucar nem estragar seus pertences. Eles adoram roubar pequenos objetos e escondê-los sob poltronas e atrás dos móveis. Gostam de mastigar objetos esponjosos e borrachentos, que devem ser mantidos à distância porque pedaços podem engolidos, causando obstrução intestinal. Eles entram em caixas, bolsas e latas de lixo, e as plantas acessíveis provavelmente serão alegremente desenterradas. Finalmente, muitos ferrets tendem a arranhar e escavar o tapete/carpete. Naturalmente, essas características variam de um ferret para outro, mas são bastante comuns. Se você não pretende gastar o tempo e dinheiro necessários para proteger sua casa e seu animal de estimação, um ferret pode não ser o mais adequado para você.

Os ferrets são selvagens?
Ferrets ou furões domésticos, Mustela furo (também chamados de Mustela putorius furo), não são animais selvagens. Foram domesticados há muito tempo, talvez dois ou três mil anos. Eles não têm como sobreviver por muito tempo sozinhos; os que escapam sofrem de desidratação, fome e insolação, e geralmente não sobrevivem mais do que alguns dias, a não ser que alguém os abrigue. Ao contrário de gatos e cachorros, os ferrets não são grandes o suficiente para alcançar latas de lixo nas ruas.

Acredita-se que os ferrets domésticos descendam das doninhas européias; eles eram originalmente usados para caçar coelhos e roedores. Não matavam as presas, apenas as expulsavam de suas tocas para que os fazendeiros (caçadores) as matassem.

O que é preciso para ter um ferret no Brasil?
O IBAMA exige que o ferret esteja microchipado, esterlizado, e tenha as suas glândulas adanais removidas antes da entrada ao país. Isso vale tanto para os ferrets que são trazidos por pessoas que se mudam para o Brasil, como aqueles animais que serão vendidos em lojas para o público. Os ferrets importados legalmente para o Brasil, todos de origem americana e em sua maioria nascidos na fazenda Marshall (EUA) e importados pela Pro Pet, trazem um microchip sob a pele, contendo um número. Ao comprar o ferret, o dono assina um documento contendo esse número e seus dados pessoais. Finalmente este documento será encaminhado pela loja ao IBAMA, e é onde o comprador se responsabiliza por aquele animal e se compromete a informar ao IBAMA se resolver doá-lo, vendê-lo, etc. Também há outros importadores de ferrets além da Pro Pet, porém em todos os casos o procedimento com relação ao IBAMA é o mesmo.

Todos os ferrets já entram no Brasil castrados (machos e fêmeas), com cerca de seis semanas de idade. Esta medida é necessária, segundo o IBAMA, para prevenir um possível desequilíbrio ecológico causado por superpopulação de ferrets, pois os eles não têm predadores naturais no Brasil.

Um comentário:

  1. Se alguém poder me informar...
    Eu sou brasileira e moro na Argentina, estou de
    mudança para o Brasil, tenho um Furão, como faço para levá-lo?
    Help me ajudem, cada um fala uma coisa, estou perdida!

    ResponderExcluir